A II Oficina de Comunicação promovida pelo Governo do Estado acontecerá neste final de semana no Larison Hotel, na Avenida Carlos Gomes - em frente ao Bradesco – a partir das 8 horas de sábado. Foram disponibilizadas 100 vagas, 40 das quais para a comunidade e 60 para os assessores de comunicação a serviço do Governo do Estado.
Esta é a segunda vez neste ano que o Governo reúne jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos para um aperfeiçoamento profissional. O primeiro encontro aconteceu em março. O objetivo das oficinas é melhorar a interlocução entre as equipes, ao mesmo tempo em que pretende inserir-las em um contexto moderno, destacou o diretor do Departamento, Osmar Silva. Segundo ele, é primordial que se promova a unificação da linguagem dos profissionais que atuam na cobertura dos eventos oficiais.
Além dos profissionais da capital, foram convocados todos os integrantes da equipe de comunicação do interior. “Estamos ativando as assessorias nas regionais e por isso todos os profissionais que atuam fora da capital precisam estar aqui”, salientou o diretor , acrescentado que na Oficina será discutida a melhor forma de se divulgar o que está sendo executado pelo governo, os rumos e as metas propostas , com foco no público que vai ser beneficiado com os serviços prestados sob a coordenação do Decom”, citou Osmar Silva, reforçando a preocupação do governador com a capacitação, não apenas dos jornalistas, mas de todos os profissionais que prestam serviços à população do Estado nas mais diversas áreas.
Será uma oportunidade para os interessados em obter maior reflexão sobre o jornalismo factual, investigativo, opinativo e eletrônico, como também teoria e prática de fotojornalismo. “Vale salientar que esse será um momento importante para a troca de informação e interação entre as equipes da Capital e interior”, observou o diretor do Decom. Das 40 vagas para o público externo, 12 já foram preenchidas. E 32 profissionais do público interno também já reservaram a respectiva vaga. “É preciso que o nosso pessoal se inscreva”, salienta Osmar. “Esta é uma oportunidade que não podemos abrir mão”.
A Oficina acontecerá das 8h às 18h, com a parte teórica no primeiro dia e a prática no segundo. A abertura será feita pelo governador Confúcio Moura com a palestra “Democratização da Comunicação”, relacionando os programas estruturantes para o desenvolvimento de Rondônia. Em seguida, o jornalista Antônio Queiroz falará sobre “Comunicação, Sociedade e Governo”.
PROGRAMAÇÃO
Também estão programadas palestras com os seguintes profissionais:
Jornalistas Abdoral Cardoso e Adaides Batista que falarão, respectivamente, sobre “Jornalismo Informativo – Teoria e Prática” e “Jornalismo Especializado em Assessoria de Imprensa – Uma Retrospectiva Regional”; enquanto o jornalista e publicitário Geovani Berno, tratará do tema “Jornalismo Opinativo – do Gênero à Prática nas Redações Jornalísticas” e o especialista em cultura digital Gil Giardelli, que tratará sobre Mídias Sociais.
Jackson Chediak, professor, palestrará sobre “Gramática Aplicada à Produção Textual”, e o publicitário Chico Melgarejo abordará o tema “Comunicação Visual com Ênfase em Mídia Institucional”. Já o jornalista Analton Alves trará o tema “Um Olhar Teórico e Prático em Fotojornalismo”; e o webdesign Emanuel Jadir, apresentará o “Webjornalismo e as suas Nuances”.