ABANDONO - Lixo hospitalar é jogado na calçada ao lado de unidade de Saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma cidadã que preferiu não ter a identificação revelada fez uma denúncia sobre os resíduos sólidos hospitalares, ou como popularmente é conhecido, lixo hospitalar, que segundo ela, estaria sendo misturado ao lixo comum e depositado na calçada da Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio.
A unidade fica localizada na Avenida Mamoré, esquina com José Vieira Caula, no Bairro Escola de Policia. A Reportagem foi até o local na manhã desta sexta-feira (18) e constatou a veracidade dos fatos. Logo na entrada do estacionamento para funcionários e/ou pacientes, existem diversos sacos de lixo, dentre eles, alguns com lixo hospitalar.
Ao adentrar a unidade, foi possível observar ainda mais resíduos tóxicos espalhados pelo chão, dentre eles, luvas cirúrgicas. Enquanto o Repórter andava pelas dependências da unidade, fora chamado por alguns funcionários do local, que estavam observando a reportagem.
Os trabalhadores agradeceram pela atitude de um Jornal Eletrônico ter ido até ao Posto de Saúde mostrar a precariedade do local. “Vai dar uma olhada nos banheiros, estão entupidos, fétidos, sem condições de serem usados. Olha só o tanto de mato que tem por aqui. É desumano trabalhar nessas condições.” Desabafa um funcionário.
ABSURDO
O mais incrível no local, são dois tonéis de plástico que foram encontrados dentro do estacionamento, por onde passam dezenas de pessoas diariamente, inclusive crianças. Os tonéis estavam identificados com adesivos de “Substância infectante 6.2” que são substâncias que contêm micro-organismos viáveis, incluindo uma bactéria, vírus, rickettsia, parasita, fungo, ou um recombinante, híbrido ou mutante, que provocam, ou há suspeita de que possam provocar doenças em seres humanos ou animais.
A reportagem tentou entrar em contato com a Diretora do local, identificada apenas como “Licia”, mas a mesma não estava presente na unidade e, nenhum outro funcionário quis responder sobre as denuncias.
Fica aqui aberto o direito de resposta para o pronunciamento dos responsáveis.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!