Iphan e SPU dão aval à realização do Viradão Digital na Madeira-Mamoré

Iphan e SPU dão aval à realização do Viradão Digital na Madeira-Mamoré

Iphan e SPU dão aval à realização do Viradão Digital na Madeira-Mamoré

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Serviço de Patrimônio da União (SPU) deram aval à realização do Viradão Digital. Promovido em parceria pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Prefeitura de Porto Velho, o evento oferecerá 24 horas de interação tecnológica e diversão virtual nos próximos dias 19 e 20 (sábado e domingo), na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Por se tratar de um marco mundial do setor ferroviário, tombado pelo patrimônio histórico nacional, o parque da ferrovia é alvo de atenção especial do Iphan e da SPU. Durante o Viradão, será lançado o Projeto 360 Graus, iniciativa de educação livre e criação tecnológica, que funcionará no galpão 2 da EFMM. “Se um patrimônio histórico não tem uso, acaba no esquecimento e depredado. Acho essa uma ideia muito interessante de uso do espaço”, disse o superintendente substituto do Iphan, Danilo Curado.
A SPU também avalizou a ideia. “É um projeto dedicado à educação de qualidade, com o selo do Sesi e Senai, órgãos submetidos ao crivo do TCU e CGU”, lembrou o superintendente da instituição, Antônio Roberto Ferreira. Os dois órgãos federais fizeram algumas recomendações que foram prontamente atendidas pelos organizadores do evento, em reunião técnica realizada hoje (17). A delegação dos organizadores foi comandada pelo coordenador jurídico do Sesi e Senai, Francisco de Paula Filho.
O projeto também recebeu o apoio da intelectualidade rondoniense. Os escritores Yeda Pinheiro Borzacov, co-autora do livro Trem Vivo - de contos sobre a Madeira Mamoré - e Abmael Machado de Lima, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, ficaram encantados com a proposta, em visita à direção do Sesi e Senai. “A tradição deve andar de mãos dadas com a modernidade, senão é engolida”, lembrou a escritora.
COLETIVA
Nesta sexta-feira (18), às 10h30, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif e a diretoria do Sesi/Senai de Rondônia realizarão entrevista coletiva conjunta, na sede da Fiero, para apresentar à imprensa o Viradão Digital. Participarão da entrevista Héber Xavier, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai e Gilvani Fares, superintendente do Sesi em Rondônia.
Durante 24 horas (das 18h de sábado às 18h do domingo), o Viradão vai oferecer aos jovens e à população em geral atividades lúdicas, culturais e recreativas com inspiração tecnológica, incluindo biblioteca digital, jogos e brinquedos eletrônicos educativos.
Haverá atividades especiais para crianças durante o dia e luau com artistas e DJs na madrugada.
O Viradão Digital vai colocar o público em contato com o que há de mais avançado em novas tecnologias, novos ambientes e experiências interativas. Haverá Internet Wi-fi gratuita em todo o espaço em volta da estação. E mais: Piso Interativo, Vídeo Wall Multitouch, Toten 3D, Mesa 3D, Xtreme Game e Shows Musicais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS