Pirarucu, gastronomia e bem-estar animal são temas de palestras e oficinas na 34ª Expopib

Pirarucu, gastronomia e bem-estar animal são temas de palestras e oficinas na 34ª Expopib

Pirarucu, gastronomia e bem-estar animal são temas de palestras e oficinas na 34ª Expopib

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pecuária e a piscicultura são atividades de grande importância econômica para o agronegócio em Rondônia, especialmente nos últimos anos, com o crescimento da produção de leite bovino em função da adoção de novas tecnologias no campo da genética e do manejo dos rebanhos. No setor da piscicultura a criação do pirarucu em cativeiro tem aumentado, assim como sua demanda no mercado. A fim de capacitar agricultores, pecuaristas, estudantes e interessados nesses assuntos o Sebrae –RO, como atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013, promoveu na terça-feira, dia 8 de outubro, na 34ª Expopib Agrobusiness, feira agrotecnológica que acontece em Pimenta Bueno, palestras sobre o bem-estar animal, sobre a produção e reprodução do pirarucu em cativeiro, assim como uma oficina de gastronomia com receitas de pirarucu, com o chef de cozinha Thiago Castanho, e um curso de três dias sobre manejo racional e boas práticas em curral.
Pirarucu - O crescimento econômico da criação de pirarucu em cativeiro se deve, em parte, ao desenvolvimento do “Projeto Estruturante do Pirarucu da Amazônia”, desenvolvido pelo Sebrae. Antes de haver sido iniciado o projeto, que realizou pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias de criação e de reprodução do pirarucu, o manejo da espécie era incipiente e as rações, inadequadas, o que resultava em alevinagens e engordas com baixo desempenho e altas taxas de mortalidade.
Após mais de cinco anos do início do projeto existem em Rondônia diversos criadores da espécie e um crescente interesse de piscicultores que pretendem investir no setor. Essa intenção ficou clara na palestra promovida na Expopib, pois havia um grande número de expectadores para assistir à palestra ministrada por dois consultores do Sebrae, Jacob Kedhi e Martin Halverson, que desenvolveram parte das tecnologias para a reprodução e criação do pirarucu em cativeiro. O estudante do ensino médio Keiliano Galvão, 20, que participou da palestra a convite da Emater, e, a pedido de seu pai, comentou: “Nós já temos criação de tambaqui e pretendemos investir no pirarucu, por isso vim assistir à palestra. Ela foi bastante esclarecedora, pois me informou sobre diversos aspectos do assunto que eu não tinha conhecimento, como, por exemplo, a incidência de possíveis doenças dessa espécie que não são comuns na criação do tambaqui.”.
 Bem-estar animal - A palestra “Indicadores de bem-estar animal como ferramenta para orientar o manejo de gado leiteiro” foi ministrada pela doutora Maria de Fátima Ávila Pires, veterinária Ph.D. em ciência animal, que coordenou o “Programa Nacional de Pesquisa com Gado de Leite na Região Norte”. A pesquisadora apresentou diversos resultados de pesquisas que observaram, durante anos, o comportamento do rebanho bovino com relação à produção de leite e à reprodução sob o aspecto da influência do calor no metabolismo e no comportamento dos animais, o que influencia, diretamente, na produção de leite e na reprodução dos animais.
 Alguns dos estudos apresentados mostraram que o aumento da temperatura no organismo dos animais provoca estresse e faz com que o rebanho não se alimente em horários nos quais o sol é mais intenso, o que diminui a produção de leite e o ganho de peso. Uma das soluções para a problemática apresentada pelas pesquisas foi a adequação do horário da ordenha e a implantação de zonas de sombreamento com ventilação adequada para que o gado possa se proteger do sol e do aumento de temperatura corpórea. De acordo com a pesquisadora, as pesquisas apontaram que os sistemas silvipastoris, combinações intencionais de árvores, de pastagem e de gado numa mesma área, ao mesmo tempo, são os sistemas mais indicados para a produtividade, sustentabilidade e o bem-estar do rebanho.
Entre os dias 8 e 10 de outubro o curso de boas práticas em curral está sendo oferecido para capatazes e pecuaristas onde são abordados temas como os custos da má-qualidade na produção de bovinos, condução dos bovinos no curral, manejo racional na vacinação e na aplicação de medicamentos, entre outros.
 Gastronomia com pirarucu - O chef Thiago Castanho, que mescla a cozinha amazônica com técnicas modernas, permeada por produtos regionais de forma a transformar elementos populares na Amazônia em matéria-prima sofisticada para a culinária, realizou uma oficina gastronômica para cerca de 50 participantes de restaurantes de Rondônia. O cozinheiro apresentou quatro pratos feitos com pirarucu e ingredientes regionais a fim de incentivar os rondonienses a utilizarem elementos locais para a criação de receitas com pirarucu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS