O roubo e o furto de carros vêm aumentando à medida que o número de novos veículos cresce nas ruas da capital. Graças à intervenção rápida da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, mais um crime foi evitado de ser concretizado. O suspeito, preso em flagrante, já havia entrado num veículos, desativado o sistema de alarme e se preparava para fugir com os pertences de uma estagiária do TJRO, quando foi apanhado por policiais militares lotados no Poder Judiciário Estadual.
De acordo com o coronel Ronaldo Corrêa, grande parte dos cuidados que devem ser tomados podem evitar o infortúnio de ter um objeto subtraído, num furto ou mesmo em uma ação mais violenta, como o roubo. Na ação da Asmil-TJRO desta terça-feira, 8 de outubro de 2013, o sistema de vigilância foi essencial, pois, ao perceber a movimentação do suspeito na rua José Camacho (em frente ao TJRO), os policiais efetuaram a prisão.
Mas, não se esqueça que objetos deixados no interior do carro são um chamariz para os criminosos. Por isso, além de verificar o travamento de todas as portas e vidros, também é necessário verificar se não está deixando uma bolsa, óculos ou outro objeto de valor no veículo.
A política de segurança Institucional do Poder Judiciário elaborou uma cartilha com informações básicas relacionadas às medidas preventivas que podem ser aplicadas no seu cotidiano. Essa não é a primeira ocorrência de furto e roubo no entorno do Tribunal de Justiça, e mesmo que você pense que a informação é obvia, recordar das orientações pode ser essencial para evitar uma situação desagradável.
Além disso, lembre-se que você jamais deve reagir a um assalto, ou tentar fazer algo que possa obter alguma reação por parte do criminoso. Lembre-se: nenhum bem material é mais importante que a vida de uma pessoa. Preste atenção a essas dicas para evitar a ação de bandidos no seu dia a dia.
Estacionar em lugar movimentado e iluminado;
Usar sistema de alarme;
Evitar armas e documentos no porta-luvas;
Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades;
Som, rodas e certos acessórios despertam a atenção de marginais;
Evite deixar objetos no interior do seu carro.
Cuidado durante o período do desembarque até o prédio, principalmente com a condução de bolsas e pertences de mão