OAB recebe ministra do STJ para Aula Magna da Unir

OAB recebe ministra do STJ para Aula Magna da Unir

OAB recebe ministra do STJ para Aula Magna da Unir

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), recebeu na noite de segunda-feira (07), a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. Ela proferiu Aula Magna da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), no auditório.
A ministra foi recepcionada pela vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris, representando o presidente Andrey Cavalcante que está cumprindo agenda institucional em Brasília. Também compuseram a recepção à ministra, membros da Diretoria da OAB/RO e da CAARO, conselheiros estaduais, membros da Comissão da OAB Jovem e OAB Mulher.
Logo no início, a ministra recebeu da secretária-adjunta da CAARO, Helena Sadahiro, um laço símbolo da campanha do “Outubro Rosa”, na qual a Caixa está engajada neste mês.
Depois, durante a solenidade da Aula, a vice-presidente da OAB/RO, entregou a ministra uma placa de homenagem pela sua grande contribuição ao aperfeiçoamento do ensino jurídico no país.
Ao fazer suas considerações sobre a presença da ministra, Veralice Veris, destacou o quanto a OAB sentia-se honrada em recebê-la, pois ela representa a força da mulher. “Destemida, corajosa, determinada em ajudar a construir um país melhor, livre da corrupção. É importante que a senhora mantenha esse firme propósito, para que no futuro, todos possam ter a ti como exemplo”, pontuou.
O tema abordado pela ministra Eliana Calmon foi a “Magistratura, Vocações e Desafios’’, título da disciplina sugerida para inclusão nas grades curriculares dos cursos de graduação em Direito, defendida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), da qual a ministra é diretora geral. A proposta da disciplina é discutir os desafios e necessidades que envolvem a carreira da magistratura.
Eliana Calmom, falou por cerca de trinta minutos e fez referência a um tema que segundo ela, vem pautando o debate entre o judiciário e a sociedade nos últimos anos: o ativismo. “Ativismo é quando o juiz sai do seu meio para mediar conflitos fora do judiciário”, explicou.
Ela criticou a postura de parte do judiciário e valorizou o trabalho dos juízes de 1º grau.
“Nós vivemos hoje uma crise dentro do judiciário. A mídia pauta o judiciário. Eu digo que o legislador deu ao judiciário um cheque em branco, e nós estamos a fiscalizar os outros dois poderes pelos desmandos que ocorrem no país. Vamos conversar e mostrar e mostrar para a mídia que o juiz não é notícia; a notícia é o que ele julga. Jovens estudantes, este é o mundo do judiciário, por isso nós estamos convidando os jovens para esse novo modelo de judiciário”, disse a ministra.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS