ONG realiza ações para comunidade LGBT da zona Leste
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No período de 22 a 29 de setembro, lideranças do movimento LGBT da zona Leste da cidade de Porto Velho realizaram diversas atividades e ações afirmativas para promoção da cidadania e em defesa da vida da população homossexual moradora do lado leste da capital rondoniense.
A ONG Porto Diversidade, organização civil que defende a população LGBT, em parceria com instituições públicas, civis e lideranças comunitárias, abriu sua agenda de ações afirmativas para população homossexual, realizando no dia 22 de setembro, o III Miss Cidadania LGBT, na quadra de esportes da Escola Estadual Risoleta Neves, sendo a vencedora do concurso a candidata Allana.
Dando continuidade com sua Agenda Positiva, no dia 24/09, o Porto Diversidade ofereceu a população interessada, o Curso de Pintura e Maquiagem, realizado na Associação de Moradores do Bairro Tancredo Neves.
No dia 26 de setembro realizou o Projeto Rodas de Conversas, proferindo palestras nas Escolas Risoleta Neves, São Luiz e Ulisses Soares, abordando como tema questões da prevenção e combate às DSTS/AIDS e direitos e preconceitos em relação à cidadania de gay, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros.
Em parceria com a TV Allamanda, participou da realização do Projeto Allamanda na Comunidade, organizado no dia 28/09 na Escola Daniel Neri da Silva. O segmento LGBT colaborou articulando e executando este grandioso evento de cidadania que disponibiliza para população mais necessitada, orientações jurídicas e de primeiros socorros, corte de cabelo, emissão de documentos diversos e cadastramento em programas sociais do governo federal.
Ainda neste mesmo dia, 28, no campo de futebol do SEDEL do Bairro JK, realizou o amistoso e engraçadíssimo jogo de futebol, confrontando os selecionados representantes dos Gay versos Lésbicas, com a seleção gay vencendo as lésbicas com uma goleada de 6 a 2.
Em seguida, no mesmo local aconteceu a II Corrida de Salto Alto, uma cômica atividade esportiva que obriga homossexuais disputarem o concurso desportivo equilibrados sobre altíssimos saltos. Venceu a candidata Bárbara Brasil, façanha alcançada por conta das longas pernas da candidata, afirmavam as derrotadas.
No último domingo, 29, aconteceu a VI Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, puxada por dois grandes trios e seguida por um grande público estimado em 30 mil pessoas, reunido em perfeita comunhão, homossexuais e heterossexuais de toda cidade.
A Marcha, que desfilou pela Rua Amador dos Reis, em termos políticos, é hoje o mais significativo evento da população LGBT e, em termos numérico, o segundo maior evento da população homossexual do Estado de Rondônia, afirmou o Presidente do Porto Diversidade, ativista LGBT Raymison Correia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!