O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, realizou no dia 27 de Setembro, em Porto, Portugal, a palestra como o tema “Brasil: Oportunidades e Engenharia”.
Na ocasião, Nélio Alencar explicou como funciona o Conselho, abordou sobre o registro que assegura a existência de um profissional habilitado responsável da obra/serviço e serve como prova civil, criminal e ética, a Anotação de Responsabilidade Técnica e falou como é realizado o Acervo Técnico do profissional no Conselho. “Todas as ART´s feitas no Conselho são registradas e passam a constituir o acervo técnico do profissional que pode ser requerido a qualquer momento. As certidões de acervo técnico expedidas pelo Crea e são reconhecidas como instrumento legal para comprovação de exercício profissional em ocorrências públicas”, pontuou o presidente do Crea-RO.
Na palestra, Nélio Alencar apresentou ainda alguns números referentes ao Conselho, comentou sobre o atual momento do Estado, as oportunidades da região e sobre o déficit de engenheiros no Brasil. “O Brasil tem seis engenheiros para cada mil pessoas economicamente ativas. Nos EUA e no Japão, por exemplo, a proporção é de 25 engenheiros por mil trabalhadores. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, estima-se que, pelos investimentos que estão previstos, o Brasil precisaria de cerca de 300 mil profissionais de engenharia para os próximos cinco anos”, relatou o presidente.
Convênio Internacional
No encontro, Nélio Alencar assinou ainda o convênio de cooperação e parceria com a Ordem dos Engenheiros da Região Norte, que tem como objetivo estabelecer um intercâmbio entre os estudantes dos cursos ligados ao sistema Confea-Crea, organizar simpósios, seminários e congressos entre as instituições.