O rompimento do cabeamento de fibras óticas de comunicação da operadora de telefonia responsável pelo sinal de internet, deixou fora do ar os sistemas judiciais do Tribunal de Justiça de Rondônia nesta quinta-feira, 3/10. Os serviços on line do TJRO são operacionalizados por meio da rede mundial de computadores, por isso, desde as primeiras horas da manhã desta quinta, operários da concessionária trabalham para reparar o dano, no entanto, a previsão de restabelecimento do serviço é apenas para as 18 horas de hoje.
O acidente, provavelmente decorrente de choque entre a fiação e um veículo muito alto, ocorreu na confluência das ruas Farquar e Pio XII, no bairro Olaria, em Porto Velho, nas proximidades do edifício-sede do TJRO. Por conta do rompimento das fibras óticas, serviços como a emissão de certidão negativa, consulta processual, Sistema Digital do Segundo Grau, Projudi, entre outros, estão inoperantes. A Coordenadoria de Informática pede a compreensão de servidores, magistrados, advogados, membros do MP e demais interessados na utilização dos serviços on line do TJRO no sentido de que todos os esforços já foram realizados para que a situação seja normalizada o mais breve possível.
Apesar de os sistemas estarem fora do ar, o expediente em todas as unidades na capital é normal, assim como o atendimento a advogados e ao público em geral. Contudo, não há possibilidade de realização de procedimentos que necessitem da utilização da internet.