Esta quarta-feira, 25 de setembro, é o Dia do Auditor Fiscal de Rondônia, instituído pela Lei nº 2.132/2009 publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº 1.287, de 17 de julho de 2009. Aproveitando a ocasião, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais (Sindafisco) dá uma mensagem à população, que está nos outdoors espalhados em pontos estratégicos da Capital e do interior do Estado: “FISCO/SOCIEDADE – Quando todos reúnem forças o resultado fica melhor”.
Segue texto emitido pela Assessoria de Imprensa do Sindafisco:
Com uma arrecadação tributária que aumenta a cada ano, Rondônia é destacada por ter uma máquina arrecadadora forte, que trabalha todos os dias para prover ao Estado recursos para sua subsistência e para o investimento à população, na Educação, na Saúde, na Segurança Pública..., bem como na valorização dos servidores através de salários justos.
A Constituição Federal no Capítulo VII que trata da Administração Pública, Seção I -Disposições Gerais, ressalta a Administração Tributária no inciso XXII do artigo 37, quando reconhece como atividade essencial ao funcionamento do Estado.
O Deputado Federal João Dado (PDT/SP), que também é Auditor Fiscal Tributário licenciado no Estado de São Paulo, disse em pronunciamento na Câmara: “tributo é o sangue que dá vida ao Estado Moderno. Administrar o tributo é permitir que o Estado tenha recursos para exercer seu papel de atender à população nas suas funções básicas”.
João Dado, que é Engenheiro Civil e Bacharel em Ciências Contábeis, costuma destacar o alto nível técnico dos auditores fiscais tributários que atuam no país. Em Rondônia não é diferente. Considerando que para o ingresso nessa carreira de Estado já se exige muito preparo -- por se tratar de um dos concursos mais disputados, e que se delimita aos graduados nas áreas das Ciências Jurídicas, Econômicas, Contábeis e da Administração --, esses servidores vêm investindo em especializações capacitando-se ainda mais tecnicamente.
Um exemplo é a Auditora Maria do Socorro Barbosa, que recentemente conquistou a titulação de Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Valendo ainda destacar que muitos já ingressam na carreira fiscal trazendo uma considerável experiência profissional – um dos vários casos é o do Auditor Rutemberg Gomes Botelho, que ocupou várias funções de chefia no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), na Coordenadoria de Orçamento e Finanças, também tendo atuado na função de gerente de Contas do Banco do Brasil. Hoje ele trabalha em um posto fiscal da Receita de Rondônia.
“Contudo”, diz o presidente do Sindafisco Adailton Lima completando que “a finalidade é frisar, nessa data quando se celebra o Dia do Auditor Fiscal, que somos servidores desse Estado, mas trabalhamos pela sociedade, garantindo os recursos necessários para fortalecer a Economia, dando condições para que sejam feitos investimentos nos Municípios, como construção de estradas e incentivo à produção agropecuária e extrativista, e, essencialmente, na Saúde, Segurança e na Educação”, concluiu o representante.