Centenário da Igreja de Santo Antônio

Centenário da Igreja de Santo Antônio

Centenário da Igreja de Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 21 de setembro desse ano, se comemorou o centenário de construção da Igreja de Santo Antonio. Para comemorar essa importante data, a Diocese de Porto Velho através do seu Arcebispo, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, cujo pároco é o Padre Reginaldo de Queiroz Bezerra, preparam uma programação que iniciou na semana passada, com a celebração de uma missa no local, presidida pelo Arcebispo de Porto Velho. As comemorações encerram nesse domingo, 29/09, conforme programação a seguir:
PROGRAMAÇÃO
29 de setembro/domingo
07h30min:
Caminhada de Santo Antonio.
Percurso: Santuário Nossa Senhora de Fátima – Cai N’água e seguindo pelos trilhos até a Capela de Santo Antonio.
10h00min:
Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
11h30min:
Quermesse de Santo Antonio
18h00min:
Encerramento.             
HISTORIA   
Os primeiros registros oficiais apontam que no dia 15 de outubro de 1909 aconteceu a celebração da primeira missa na região. Somente dois anos depois iniciou a construção da primeira igreja católica, a Igreja de Santo Antonio.
No final do ano de 1911 o Padre Manuel de França Melo, doou alguns objetos para a capela da igreja, inclusive um cálice. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) colaborou na parte financeira e também com fornecimento de material para sua construção. Muitos devotos trabalharam voluntariamente para erguer esta que foi a primeira igreja católica da região. No dia 21 de setembro de 1913, após a benção do altar aconteceu a celebração da primeira missa no local, mesmo com a igreja inacabada.
Sua conclusão aconteceu no ano seguinte, e a Igreja de Santo Antonio está registrada como a primeira igreja católica de Porto Velho, mesmo sendo construída na época em que Santo Antônio era município do Estado de Mato Grosso. Portanto, nesse ano se comemora o centenário da celebração de sua primeira missa.
Muitos anos depois, com o crescimento de Porto Velho, o antigo município de Santo Antonio foi abandonado e com isso a igreja transformou-se em ruínas, o telhado desabou e as predes começaram a ruir.
Nos anos 70, alguns devotos, coordenador pela senhora Maria do Livramento Marques Tabosa (Dona Lili Tabosa), realizaram diversas campanhas para angariar recursos e conseguiram reerguer a igreja. Nessa empreitada, a comunidade teve o apoio imprescindível dos militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construção. Atualmente são realizadas missas todos os domingos pela manhã e a Igreja de Santo Antonio foi tombada como Patrimônio Histórico em 1986.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS