Estado compra Insulina para garantir tratamento de pacientes diabéticos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a compra de 30 mil frascos de insulina, com recursos próprio do estado no valor de R$ 300 mil para garantir o atendimento aos pacientes diabéticos.
Em Rondônia, existe cerca de 15 mil pessoas que fazem uso do medicamento que é oferecido pelo Ministério da Saúde (MS), através da portaria 1555/2013. Há seis meses houve um racionamento da insulina, pois o MS estava com dificuldade de comprar o medicamento e repassar para os estados. "É um medicamento importado, vindo dos Estados Unidos ou Europa, e, devido às diversas greves no Brasil, houve a redução da insulina, que é usada no tratamento de pessoas com diabetes," disse o diretor de Gestão e Assistência Farmacêutica da Sesau, Marcelo Brasil da Silva.
"Cada frasco contém mil Unidades Internacionais (UI), e dependendo da prescrição médica o paciente precisa de mais de um frasco por mês, a preocupação do governador Confúcio Moura é não deixar essas pessoas desassistidas, determinando de imediato a compra de insulina, mesmo sendo de responsabilidade do governo Federal. Com a compra dos 30 mil frascos, foi restabelecido o abastecimento da insulina", ressalta Williames Pimentel, secretário da Sesau.
De acordo com Marcelo Brasil da Silva, as insulinas já foram distribuídas para os municípios, a partir de agora, os pacientes devem procurar a Rede de Assistência Básica Municipal para pegar o medicamento, e as secretarias que estiverem desabastecidas entrem em contado com a diretoria de Gestão e Assistência Farmacêutica, e falar com o farmacêutico Helder José que dará toda orientação necessária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!