Rondônia tem centro modelo para ressocialização de apenados

Buritis tem centro modelo para ressocialização de apenados

Rondônia tem centro modelo para ressocialização de apenados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os 72 apenados de Buritis passarão a receber um tratamento mais humanizado a partir desta semana, quando serão transferidos para o Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, unidade prisional inaugurada na sexta-feira (20) pelo governador Confúcio Moura.

O centro fica a cinco quilômetros do centro urbano de Buritis. Ocupa uma área construída de 2.149 metros quadrados e custou ao Estado R$ 3,5 milhões. E é  o terceiro Centro de Ressocialização  entregue na atual administração, obedecendo os padrões exigidos pelo Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. O primeiro foi o Vale do Guaporé, em Porto Velho, seguido do Cone Sul, em Vilhena.

O Centro Jonas Ferreti pode abrigar até 112 apenados em 28 celas, cada uma  com quatro  vagas. Todas equipadas com banheiro,  ventilador de teto e água potável gelada. O presidio conta com instalações de um consultório odontológico e outro  médico, com atendimento  para os internos uma vez por semana e serviço continuo de enfermagem.  Além de  alojamento para servidores,  sala para o comissariado, equipada com uma central de monitoramento 24 horas, com 40 câmeras, uma TV de 42 polegadas e monitores. Sala de armas, almoxarifado, sala de triagem de apenados na chegada ao Centro  e parlatório para visitas assistidas.

O Conselho da Comunidade na Execução Penal doou para a instituição prisional as câmeras de vigilância, equipamentos de ar condicionado, bebedouros, uniformes e outros materiais.

As  obras do Centro de Ressocialização de Buritis foram iniciadas em 2010 e a sua conclusão era um clamor da sociedade local, como afirmou o prefeito Antônio Correa de Lima, em virtude dos problemas que estava causando aos moradores dos arredores. “Podemos dizer que esta obra inaugurada é uma bênção para Buritis, pois o lugar onde está o antigo prédio já não suportava  mais a instituição”, desabafou o prefeito. Ainda segundo ele, as novas instalações também serão mais confortáveis para os apenados. 

Mais uma vez o governador Confúcio Moura falou do seu constrangimento em inaugurar um presidio, mas disse que faz parte do ofício. Aproveitou para pedir tratamento humano e respeitoso para os apenados, para que verdadeiramente tenham a chance de se arrepender e voltar ao convívio social, com direito a trabalho e família. Recomendou ao diretor da unidade, Wallace Bernardo da Silva, o plantio de árvores e gramas nas áreas livres. E também o sistema de classificação, de acordo com o grau de  periculosidade  do preso, para que tenham tratamento diferenciado, e possam de fato ser ressocializados.

Confúcio Moura entregou as chaves de duas viaturas para transportes de apenados à secretária Elizete Gonçalves de Lima.

E homenageou a viúva do pioneiro Jonas Ferreti, Maria da Penha Ferreti, cujo nome foi dado ao Centro e pediu aos presentes para que fizessem uma reflexão sobre a perda da liberdade, mesmo que por um curto período. E finalizou sua participação com o seguinte questionamento aos presentes: Qual o preço da sua liberdade? O Governador entende que a cadeia é necessária, mas que o preso precisa ser respeitado para ser ressocializado.

A solenidade de inauguração contou do secretário de Segurança e Defesa da Cidadania, Marcelo Bessa; do comandante da Polícia Militar, coronel PM Paulo César Figueiredo;  secretária de Justiça, Elizete Gonçalves de Lima; o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp; os deputados estaduais Zequinha Araújo e Adelino Follador; Tomás Guilherme Correa; o vereador Júlio César; o comandante do 7º Batalhão, oficial PM  Ededsy Dias Araújo; o gerente geral do sistema carcerário no Estado, Elário Gomes; Eder Aparecido e Luiz Fernando Arantes, presidente e secretário executivo do Conselho da Comunidade na Execução Penal em Buritis, servidores do sistema penitenciários, políticos e empresários da cidade, além de representantes da sociedade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS