Sancionado projeto de lei que institui realização de exames de prevenção de obesidade infantil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Alan Queiroz (PSDB) teve mais um projeto de lei sancionado pelo executivo que beneficia a população de Porto Velho. Trata-se da Lei nº 2.067/2013 que dispõe sobre a realização de exames de prevenção e diagnóstico de obesidade infantil e doenças relacionadas em crianças do ensino fundamental e dá outras providências.
O objetivo da Lei é diagnosticar e prevenir a Obesidade Infantil e doenças relacionadas a ela, tais como: Diabetes, Hipertensão, Colesterol e Doenças Cardiovasculares. De acordo com o texto, o Poder Executivo está autorizado a firmar convênios em laboratórios de análises clínicas e faculdades ligadas à área de saúde do Município de Porto Velho, como enfermagem e nutrição, para realização de todos os exames de diagnósticos e prevenção, os exames deverão ser realizados nas escolas públicas municipais de ensino fundamental em todos os alunos, independentemente do peso da criança.
De acordo com o vereador Alan Queiroz o aumento de peso na idade infantil é um grande desafio, pois se trata de um vasto problema em que suas causas e efeitos podem estar relacionados em todos os aspectos de uma sociedade, seja ele, econômico, social ou educacional. “Hoje, a obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão, computador ou jogando videogame.
A nossa preocupação não é com a estética. Muitas crianças com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, são descriminadas pelos amigos e alvo de brincadeiras de mau gosto. O controle da obesidade infantil começa em casa, com refeições balanceadas, estímulo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares de toda a família” finaliza Alan Queiroz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!