Beneficiando cerca de 900 servidores do quadro da Policia Civil do Estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura assinou, na manha desta quarta-feira (11), no Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, o decreto autorizando a promoção de classe.
O decreto prevê a ascensão da classe funcional, corrigindo uma distorção de aproximadamente 20 anos. A Lei regulamentadora era antiga e estava defasada, pois não levava em consideração o crescimento do estado e a atual realidade, como o aumento do efetivo de policiais civis, a construção de delegacias e, até mesmo, a criação de novos municípios.
“Queremos agradecer a paciência do governador em nos ouvir e atender as demandas pleiteadas”, disse o presidente do Sindicato de Policiais Civis do Estado de Rondônia (Sinsepol), Jales Moreira. Com isso, segundo o sindicalista, Confúcio está corrigindo o que muitos governos deixaram de fazer. “Há muito a categoria espera por esse projeto, com isso, o governo está fazendo justiça”, afirmou Jales.
São cerca de 600 policiais enquadrados, agora este mês. Até outubro, teremos mais 305 somando um total de 905 policiais promovidos. “Alguns destes esperam por este decreto há 20 anos”, ressalta o secretário de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa.
“São agentes de polícia, escrivães, peritos criminais, datiloscopistas e delegados que serão beneficiados com a assinatura. Muitos colegas estão esperando esse decreto para se aposentar”, lembra o presidente do Sindicato do Sindicato dos Delegados, Alessandro Morey.
Participaram da reunião o secretário adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis; o diretor gral da Polícia Civil, Pedro Mancebo; Osmar Casa, diretor executivo da Polícia Civil e o Vice-presidente do Sinsepol, Rodrigo Marinho.