O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu esta semana uma comissão de empresários ocasião que foram tratados vários assuntos relacionados à categoria como, trânsito, organização dos camelôs no centro da cidade, iluminação e decoração natalina, implantação de estacionamentos rotativos, entre outros assuntos. Acompanhando o prefeito também participaram da reunião os secretários Carlos Gutemberg, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Geraldo Affonso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdestur), Ricardo Fávaro, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Nathali Soltovski, da Coordenadoria Municipal de Fiscalização e Postura (CMP), Maria de Fátima Pedrozo, Chefe de Gabinete do prefeito e a adjunta do Gabinete, Marta Brito.
No encontro ficou acertada a formação de uma comissão de representantes do município (Semdestur, Semusb, Emdur, Funcultural) e dos empresários. A comissão já se reúne na próxima segunda-feira, 09, para começar a tratar do assunto. A intenção é que a cidade comece a ser enfeitada a partir de novembro e abrangerá não apenas o centro, mas os demais zonas da cidade e os distritos.
Sobre a inversão do tráfego na avenida de 07 de Setembro, a previsão do secretário Carlos Gutemberg, da Semtran), é que até o final de outubro o projeto seja concluído. Com a mudança o fluxo que hoje é no sentido centro/bairro passará a ser bairro/centro. Com relação aos camelôs, a coordenadora municipal de Fiscalização e Postura, Nathali Soltovski, adiantou que a CMFP já fez o levantamento socioeconômico dos ambulantes que estão todos devidamente cadastrados. O próximo passo é encontrar uma maneira de realocados em outra área que não prejudique os comerciantes.
A questão do estacionamento rotativo, de acordo com o que foi informado, ainda é alvo de análise na Procuradoria Geral do Município (PGM). A prefeitura busca encontrar um meio legal para poder implantar o projeto, principalmente nas regiões do centro da cidade, facilitando a circulação de veículos e a rotatividade de quem vem ao centro de automóvel.
Para o prefeito Mauro Nazif, a discussão foi importante porque participaram do encontro os representantes do segmento empresarial do centro, da zona sul e da zona leste. “Sabemos que hoje um dos pontos fortes da economia local é o comércio. Por isso há a necessidade de ouvirmos o segmento e entender as reivindicações dos empresários, para que o comércio mantenha-se forte e aquecido e possa gerar mais empregos renda.
O prefeito adiantou que esse aquecimento é fundamental também para o município, por causa do recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), imposto importante para o aumento da arrecadação da prefeitura. “Nosso propósito é trabalhar juntos para fazermos uma cidade melhor, mais bonita para que haja a valorização de todos”, disse o prefeito. O empresário Edson Gazoni, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Porto Velho, também disse que o resultado do encontro agradou a todos. “Essa foi a segunda reunião que tivemos com o prefeito. O resultado foi satisfatório, até mesmo porque o prefeito não disse não aos itens que constavam na pauta da reunião. E o que os empresários mais querem é a inversão da 07 de Setembro, o estacionamento rotativo e uma organizações dos camelôs”, frisou.