Obras de revitalização da Feira do Produtor Rural são iniciadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou na última semana os serviços de reformas da parte externa da Feira do Produtor Rural. De acordo com o diretor da Feira, Aroldo Santos, o projeto de revitalização foi formulado desde o início deste ano, mas alguns entraves administrativos impediam a realização das obras. Superadas as dificuldades iniciais, os trabalhos foram principiados e as mudanças deverão tornar o espaço muito mais convidativo à população do município.
Localizada à Rua Rogério Weber, entre João Alfredo e Jacy Paraná, a Feira do Produtor Rural, apesar de sua proximidade com o centro comercial da cidade, tem sido um espaço circundado por lixo, água parada e animais como urubus e outros. Segundo Aroldo Santos, as obras de revitalização do entorno e das instalações internas da Feira devem são consideradas importantes para aproximar mais a população e o comércio atacadistas da produção agrícola do município, que vem apresentando sinais de forte expansão. “Estamos revitalizando o espaço externo da Feira com trabalhos de drenagens, limpeza de esgoto, arborização e pavimentação. A água parada tem provocado muito mau cheiro, porque provêm de entupimentos da rede de esgoto. No período chuvoso, também há muita lama ao redor. Com essas obras de drenagem e de asfaltamento, tudo isso deve mudar bastante”, informou.
De acordo com o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, o transporte da produção familiar tem crescido muito desde o início deste ano e as obras de reformas da Feira é passo necessário no projeto global de expansão do agronegócio. “Até o final do ano passado, o transporte da produção rural chegava à casa de 50 toneladas/mês. Em meados deste ano, atingimos a marca de 180 toneladas e, no mês de agosto, alcançamos 275 toneladas. Estamos ainda com apenas quatro caminhões realizando esse transporte, mas isso ainda vai crescer muito mais quando pudermos ampliar nossa frota. Portanto, a revitalização da Feira é crucial para que esse crescimento seja acompanhado de um suporte à altura da expansão do agronegócio em Porto Velho”, esclareceu.
Estradas Vicinais
Um dos fatores pelos quais se pôde registrar o forte crescimento do transporte da produção rural no município refere-se à abertura de estradas vicinais. “Grande parte da produção agrícola se perdia por causa das dificuldades com as estradas, agora isso tem chegado com maior facilidade à Feira. A Semagric está trabalhando bastante, por meio do seu departamento de Coordenadoria de Estradas Rurais, de forma que o aumento da produção familiar tem aparecido e passa a mexer com a economia do município”, enfatizou o secretário.
As obras na Feira devem proporcionar a melhoria geral das ruas de seu entorno e torná-la um espaço mais agradável a todos. As reformas internas, que ainda não foram iniciadas e que deverão ser realizadas com recursos próprios da Semagric, preveem a instalação de câmeras para segurança, som para informar as ofertas, mudanças nas divisões das bancas, ampliação dos espaços de transito das pessoas e nova sinalização para distinção dos tipos de produtos. “A Feira significa um ponto de venda fixo na cidade para que o produtor rural, sem nenhum atravessador, possa expor diretamente seus produtos. Ela ainda tem sido vista como feira livre apenas, mas o varejo é somente uma parte do que ela realiza. Agora, estamos conseguindo separar bem as coisas, de forma que os atacadistas estão sendo mais atraídos. Com todos os trabalhos de reforma implementados, esperamos transformar a Feira do Produtor Rural num dos cartões postais do nosso município”, enfatizou Bertolin.
A Feira do Produtor Rural funciona todos os dias da semana. De segunda a sábado, atende ao setor atacadista, das 06 às 18 horas. Aos domingos, há a feira livre, voltada para o comércio varejista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!