Palestras da Idaron atingem mais de mil pessoas em Buritis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) do município de Buritis firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município para a execução de trabalhos dentro do programa de Educação Ambiental. A Idaron realizou dez palestras, durante o mês de agosto, em cinco escolas pólos da zona rural de Buritis, atingindo um público de aproximadamente 1100 pessoas, entre alunos e professores.
Os técnicos da Idaron falaram sobre o comércio e uso seguro de agrotóxico, assunto relacionado ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Estas palestras orientaram a escolha por parte dos alunos de cada escola para definir o tema que será apresentado na Conferência Municipal sobre o Meio Ambiente.
“A maioria dos alunos são filhos de produtores rurais, enquadrados no grupo da Agricultura Familiar, que convivem diariamente com a problemática de aliar desenvolvimento econômico com desenvolvimento sustentável”, fala o chefe da Unidade da Idaron, João Junior.
De acordo com o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, este ano está dedicado à educação sanitária, além de todos os outros programas das áreas desenvolvidos pela Agência. “Discutir o uso correto de agrotóxico é muito importante, pois permeia os temas sanitários, ambiental, de saúde, além de aspectos educacionais, ou seja, é um tema multidisciplinar. O governador sempre cobra que o conhecimento deve chegar ao produtor, assim melhorando sua condição de vida no campo”.
A Idaron é responsável pela fiscalização e orientação quanto ao uso, produção, consumo, comércio, armazenamento, transporte e destino final das embalagens de agrotóxicos e resíduos, tudo isso dentro do programa de execução do Programa de Educação Sanitária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!