Aberta Semana voltada ao civismo e patriotismo

Aberta Semana voltada ao civismo e patriotismo

Aberta Semana voltada ao civismo e patriotismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apesar de ser um domingo, o primeiro dia de setembro foi marcado pelo civismo e patriotismo em várias partes do País, com a abertura da Semana da Pátria em comemoração aos 191 anos de independência do Brasil, a ser completados no próximo sábado (7).
Em Porto Velho, o evento aconteceu das 8h10 às 8h50, nas escadarias do Palácio Presidente Vargas, reunindo autoridades civis, militares e um público seleto, ocasião em que o secretário estadual de Planejamento, George Braga, representando o governador Confúcio Moura, que cumpre agenda no interior do Estado, declarou aberta a programação, que será encerrada no sábado com o desfile cívico militar, a partir das 18h30, na avenida Migrantes.
Afirmando ser uma honra representar o chefe maior do Estado em que nasceu, George Braga iniciou sua fala destacando a importância da independência para um povo, em especial a independência financeira, fruto dos investimentos na educação e de uma gestão voltada para a qualidade de vida da população. Ao citar o Brasil como um País que se desponta economicamente, o titular da Seplan inseriu Rondônia nesse contexto lembrando as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para água e esgotamento sanitário; Ferrovia Norte- Sul (FNS), que fará a integração de Rondônia aos demais Estados pelo município de Lucas do Rio Verde (MT), no trecho Vilhena-Porto Velho; Estrada do Pacífico, que interligará o País ao Oceano Pacífico; produção de peixe e a construção de casas populares, entre elas quatro mil nas proximidades do bairro Mariana, que correspondem a uma nova cidade dentro da Capital, considerando a população estimada em cerca de 16 mil pessoas. “Isso é desenvolvimento e liberdade”, afirmou Braga.
O secretário também lamentou a falta de civismo e patriotismo, que antes eram estimulados nas escolas, por meio de disciplinas específicas, como Educação, Moral e Cívica, que compunham a grade curricular.
A solenidade começou com a oração do pastor Joel Holder, da Assembleia de Deus, hasteamento das bandeiras dos 26 Estados, começando pelo mais antigo, Bahia, seguindo com o Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Amazonas, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal, além do município de Porto Velho e o Pavilhão Nacional.  
“Participo todos os anos, pois isso me faz lembrar meu tempo de criança, quando minha mãe me trazia”, disse a dona de casa, Adelaide Ximenes, mãe do aluno-atleta, André Ximenes Rocha Souza, 14 anos.
André, juntamente com Vitor Roberto Lima Braga e Pedro Henrique Vasconcelos Pacheco, ambos também com 14 anos, foram responsáveis por um dos atos mais marcantes: a condução da tocha para acendimento da pira que permanecerá em frente ao palácio até o dia 8, assim como as bandeiras hasteadas. 
Avó de Pedro Henrique, a também dona de casa, Lúcia Vasconcelos, é outra que costuma prestigiar o evento seguindo a tradição de criança. Ela estava acompanhada do esposo, a filha Francy Leila, mãe de Pedro Henrique, e duas netas.
Os alunos-atletas afirmaram que ser escolhidos para conduzir a tocha sob escolta dos batedores da Polícia Militar foi um momento importante, mas o que eles mais aguardam é a viagem programada para esta semana para representar Rondônia nos Jogos Escolares, que acontecerão da próxima quarta-feira (4) ao dia 15, em Natal (RN). Os três cursam o 9º Ano na Escola Estadual Barão do Solimões e são campeões da modalidade basquetebol.
Além dos secretários e dirigentes de órgãos estaduais, participaram da solenidade o desembargador Isaías Fonseca, representando o Tribunal de Justiça; o general de Brigada, Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada; o comandante da PM, coronel Paulo César de Figueiredo; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Ubirajara Caetano; e capitão de Corveta, Luís Macedo, da Delegacia Fluvial; entre outros convidados. A solenidade foi antecedida pela pastora Fabíola, com músicas gospel.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS