Servidores do João Paulo-II estarão presentes na Marcha pela Vida nesta sexta (30)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o intuito de conscientizar a população para os altos índices de acidentes de trânsito e as diversas formas de violência que vem ocorrendo na capital, servidores do Pronto Socorro João Paulo II abraçaram a causa de iniciativa do Ministério Público e estarão presentes na Marcha pela Vida.
A Marcha pela Vida também terá novamente como parceiro o Tribunal Regional Eleitoral, com o objetivo de dar o enfoque ao voto consciente. Outra demanda que novamente será incentivada, em razão do alto índice de acidentes de trânsito, será a importância da Direção Defensiva, tendo a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).
No Pronto Socorro João Paulo-II, são realizadas uma média de 3 mil atendimentos todos os meses. Mas são os acidentes de trânsito as principais causas da superlotação na unidade, contribuindo para a sobrecarga dos profissionais de saúde.
De acordo com o demonstrativo de atendimento geral, somente no primeiro semestre deste ano, foram atendidas 2.199 vítimas da violência no trânsito. Os números apontam ainda um aumento significativo em outros tipos de violências, que no mesmo período registrou 257 agressões físicas, 168 baleados e 166 esfaqueados.
A maioria dos acidentes de trânsito está relacionada principalmente a imprudência por parte dos condutores, que na maioria dos casos sofrem escoriações, fraturas graves com deformidades, traumatismo craniano ou lesões em órgãos internos.
Cerca de 90% dos acidentes que dão entrada no João Paulo II envolvem motociclistas, que devido a fragilidade da segurança oferecida, aliado à imprudências gerais, levam inevitavelmente a inúmeros acidentes, com vítimas fatais ou com sérios traumas que necessitam de intervenção imediata em centro cirúrgico e internações prolongadas para minimizar o sofrimento e as seqüelas decorrentes.
Os servidores do João Paulo-II agradecem a parceria do Ministério Público e do Governo da Cooperação através da Sesau, Detran, Secretaria da Paz e a Secretaria de Estado de Assistência Social, pelo apoio. A caminhada acontece nesta sexta-feira (30), com concentração na praça Aluízio Ferreira, a partir das 16h e toda a sociedade está convidada para participar deste importante ato.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!