Projeto de Lei que coloca fim nas taxas de faculdades e escolas particulares é aprovado

Projeto de Lei que coloca fim nas taxas de faculdades e escolas particulares é aprovado

Projeto de Lei que coloca fim nas taxas de faculdades e escolas particulares é aprovado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com 14 votos favoráveis e sete ausências, o Projeto de Lei do vereador Sid Orleans (PT) que proíbe a cobrança de taxas extras em escolas e faculdades particulares de Porto Velho foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Velho. “Está é uma grande conquista para a população portovelhense e principalmente para a comunidade acadêmica”, comemorou Sid Orleans.

O parlamentar não pôde participar da sessão como vereador, pois está de atestado médico mas estava lá sentado como cidadão. Sid passou por procedimento cirúrgico na última semana. O projeto foi defendido pela companheira de partido, a vereadora Fátima Ferreira (PT). “Eu estou muito honrada de defender esse projeto do vereador Sid, tão importante para a população e principalmente para uma classe que eu sempre defendi: a nossa juventude”, comentou.

O motivo da isenção, segundo o projeto, é entender que as taxas, que são cobradas de forma extra, tem natureza indevida. Para o vereador os centros de ensino superior privados, ao longo dos últimos anos no Brasil, tem crescido em todas as regiões do país, o que não caracteriza a necessidade de cobrar taxas extras. Para o vereador Sid, o valor da mensalidade já é bastante alto para cobrança desses valores. Orleans também considera que com os incentivos do governo federal, através dos vários programas, a inadimplência nas faculdades privadas diminuíram sobremaneira.

“Este projeto tem o objetivo de humanizar o estudo”, apoiou o vereador Aélcio da TV (PP). O vereador Edmilson Lemos (PSDB), advogado e presidente da Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Câmara, afirmou que o projeto é “perfeito em tudo”.

Fátima Ferreira também defendeu que nas cidades de São Paulo e no Estado da Paraíba, existe casos de proibição da cobrança de taxas extras em escolas e faculdades particulares. “Esta história que o projeto é inconstitucional é fala de advogado de defesa porque exitem várias ações cívis públicas ganhas contra a cobrança de tais taxas e Lei do Estado da Paraíba sancionada desde o ano passado”, contou Sid.

No projeto proposto por Sid Orleans fica proibido a cobrança de taxa por emissão de primeira via de documentos escolares como: histórico escolar, plano de ensino, certidão negativa de débito na biblioteca, declaração de disciplinas cursadas, declaração de transferência, certificado para colação de grau, certificado de conclusão de curso além dos casos de segunda chamada de prova, declaração de estágio, atestado de matrícula e demais documentos necessários para o acadêmico.

"Agora o que eu espero do prefeito de Porto Velho é que esteja do lado da juventude de Porto Velho, daquelas pessoas que ganham salário comercial, trabalham 08 horas em pé na Sete de Setembro e pagam, de forma sacrificada, em torno de 400 reais para estudarem a noite e terem direito a ter formação superior", finaliza o vereador.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS