Instituto Histórico de Rondônia lança livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira

do Real Forte Príncipe da Beira

Instituto Histórico de Rondônia lança livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron) e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado lançam livro em comemoração aos 2

36 anos do Real Forte Príncipe da Beira, fortaleza construída na era imperial, às margens do Rio Guaporé, símbolo da força e do poder de Portugal na era colonial.

A obra “História – Real Forte do Príncipe da Beira 236 anos”, escrita pelo professor Abnael Machado de Lima – membro fundador da Academia da Letras do Estado, conforme o título, marca o aniversário de 236 anos de fundação do forte, comemorados dia 20 de julho de 2012. O lançamento do livro será no próximo dia 06 (sexta-feira), às 19h30, na The House Eventos – Rua Santa Cecília, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.

Com dedicatória especial ao Grão Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, o título foi elaborado para ser mais uma ferramenta de pesquisa aos estudantes e leitura complementar aos que se interessam pela história de Rondônia. Com lay-out moderno e texto de fácil interpretação, a obra é complementada por fotos de Rosinaldo Machado e esboços cartográficos da região produzidos pelo próprio autor.

Além do aspecto histórico, Abnael transmite aos leitores os mais secretos propósitos da Coroa Portuguesa em relação ao Vale do Guaporé, entre os quais a ocupação efetiva de parte da margem esquerda do rio, na região da sua confluência com o rio Paraguá.

Para a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Yedda Maria Pinheiro Borzacov, o livro, mais que um mero registro, faz revisão histórica do que é contido em tantas literaturas equivocadas. “O forte Príncipe da Beira é um marco histórico. Na obra escrita pelo professor Abnael ele (forte) é tratado com o respeito e a importância cabida, o que torna o livro uma referência para a academia e para a literatura rondoniense”.

O autor

Abnael Machado é professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), membro fundador da Academia de Letras de Rondônia e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS