Governo autoriza elaboração de parecer sobre contratação de novos defensores públicos

Governo autoriza elaboração de parecer sobre contratação de novos defensores públicos

Governo autoriza elaboração de parecer sobre contratação de novos defensores públicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um dos pontos da reunião do governador Confúcio Moura com o defensor público geral de Rondônia, Antônio Fontoura Coimbra, na manhã desta terça-feira (13), no Gabinete da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi a autorização para a realização de estudos na área econômica e jurídica do Executivo sobre a possível contratação de novos defensores públicos para atuarem nos municípios do interior do Estado.
De acordo como defensor geral, Antônio Fontoura Coimbra, e o subdefensor Edvaldo Caires Lima, esse foi o principal motivo da solicitação entregue ao governador, uma vez que, no dia 15 de julho, foram empossados oito dos 61 defensores aprovados no último concurso.
A solicitação, com o anexo da consulta do Ministério Público do Estado, foi encaminhada pelo governador para que, no prazo de 20 dias, a Seplan em conjunto com a Secretaria de Finanças, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social emitam um parecer sobre a possibilidade de contratação de mais concursados.
Acompanhado também do subdefensor publico geral, Edvaldo Caires Lima, o governador explicou que diante do atual quadro de dificuldades financeiras enfrentado pela maioria dos Estados brasileiros com a desoneração dos repasses e transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE) é necessário ter muita cautela com a contratação de novas despesas, “para não corremos o risco de ultrapassar os limites de endividamento previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 60%”.
Confúcio Moura disse que medidas austeras estão sendo tomadas em todas as pastas, e a previsão é que somente haja contratações dentro dos limites exigidos pela LRF.
O governo estuda ainda meios de enxugar a folha dos comissionados e promover uma redução entre 10% a 15% na folha de pagamento. “Todos os nossos gestores estão empenhados nesse esforço de multiplicar e dividir o pão”.
Segundo o defensor geral, o pedido para contratação de novos defensoresatende também a uma consulta do promotor público Tiago Lopes Nunesque solicitou informações à Defensoria Publica Geral sobre a ação da entidade no município de Nova Brasilândia do Oeste. Em contrapartida, a Defensoria respondeu que devido à falta de pessoal para atender à demanda do município, o próprio defensor geral é quem responde pelo Núcleo.
Atentos as necessidades demandadas pelos municípios, os Defensores Antônio Fontoura e Edvaldo Caires, empossados no dia 15 de julho, levaram ao Governador a solicitação de chamamento de mais defensores aprovados no ultimo certame. “Dos 61 aprovados, oito foram empossados e 53 aguardam convocação”, esclareceu Antônio Fontoura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS