Centro de Saúde da Mulher oferece atenção especial a mulheres com suspeita de câncer de mama

Centro de Saúde da Mulher oferece atenção especial a mulheres com suspeita de câncer de mama

Centro de Saúde da Mulher oferece atenção especial a mulheres com suspeita de câncer de mama

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há dois meses a população feminina de Porto Velho recebe assistência diferenciada no Centro de Saúde da Mulher, situado ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.

No Centro foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) o Ambulatório de Diagnóstico Mamário, que é direcionado à verificação de mulheres com alterações na mamografia, indicando um possível câncer de mama. Antes da instalação do ambulatório, os casos de usuárias com mamografias que caracterizassem o câncer de mama não recebiam atendimento de médico especialista. Por isso a aquisição do Centro é importante para que se justifique e realize-se o atendimento a esse segmento através de médico ginecologista obstetra.

Com base no diagnóstico situacional dos serviços epidemiológicos do município de Porto Velho, no ano de 2012 foram verificados 70 casos de alterações em mamografias. Mas o contingente pode ser maior, visto que o atendimento abrange também mulheres de municípios vizinhos como Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Itapuã do Oeste e até Guajará-Mirim.

Após o diagnóstico de câncer a usuária é encaminhada para a rede oncológica, caso o parecer do ambulatório for negativo, a paciente volta para a rede de atenção básica para tratamento específico e prossegue com os exames rotineiros normalmente. Atualmente a média de atendimento é de 12 mulheres por semana, beirando os 50 acolhimentos por mês.

Segundo Aline Vilela, enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher da Semusa, foi oferecida capacitação para os profissionais da rede básica de saúde com informações referentes ao modo de atendimento do ambulatório. “A capacitação serviu para apresentar os novos serviços e determinar quem deve ou não receber atenção do ambulatório com base no protocolo de encaminhamento, tanto médicos como enfermeiros receberam treinamento para atender melhor a população de mulheres que necessita desta atenção diferenciada”, afirmou Aline.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS