Adesão ao programa de recuperação de créditos do IPVA tem novos prazos

Adesão ao programa de recuperação de créditos do IPVA tem novos prazos

Adesão ao programa de recuperação de créditos do IPVA tem novos prazos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prazo para a adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (Refaz–IPVA) fica prorrogado até o dia 30 de setembro de 2013. O projeto de lei 962, de autoria do Executivo, foi aprovado quinta-feira (1º) em duas sessões legislativas, no reinício das atividades parlamentares.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 961 que estende a prorrogação do prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz-V), com emenda, estendendo a opção para até o final de setembro de 2014.
Com as duas medidas, a Sefin prevê a recuperação de cerca de R$ 1 milhão na arrecadação com os pagamentos à vista e parcelados dos valores repactuados.
O projeto que estabelece a prorrogação do Refaz – IPVA, instituído pela Lei nº 2.926, de 19 de dezembro de 2012, foi aprovado em primeira e segunda votação durante sessões ordinária e extraordinária. A aprovação do novo prazo dará mais condições aos proprietários de veículos que estão em débito com o Tesouro Estadual, para quitarem o imposto devido e legalizarem seus veículos.
De acordo com a Lei nº 2.926, os créditos tributários consolidados poderão ser pagos em diferentes modalidades: parcela única, com redução de 80% das multas punitivas e moratórias e, de 70% dos juros de mora.
Em até nove parcelas mensais e sucessivas, com redução de 50% das multas punitivas e moratórias e, de 40% dos juros de mora.
Outra opção é pagar em até 15 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 40% das multas punitivas e moratórias e, de 30% dos juros de mora.
Já o prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual, (Refaz-V), instituído pela Lei nº 2.840, de 3 de setembro de 2012, tem prorrogação para 30 de setembro de 2014, e é outra medida que vinha sendo bastante aguardada pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).
A opção pelo Refaz-V assegurará benefícios como a redução de multa e dos juros de mora, bem como pagamento à vista ou parcelado do crédito tributário. A Lei nº 2.840 estabelece que os critérios tributários consolidados poderão ser pagos da seguinte forma: em parcela única, com redução de 95% das multas punitivas e moratórias e, de 80% por cento dos juros de mora.
E em até 60 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 80% das multas punitivas e moratórias e, de 60% dos juros de mora.
Os projetos do Executivo concedem o novo prazo para que o contribuinte possa usufruir dos benefícios dos programas. Ao apresentar os projetos, o governador Confúcio Moura (PMDB), ressaltou que tal medida é necessária tendo em vista à necessidade de conceder esse prazo adicional com o objetivo de oportunizar os contribuintes que ainda não regularizaram sua situação e que, com a prorrogação, possam aderir tanto ao Refaz-IPVA quanto ao Refaz-V.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS