Rondônia celebra os 101 anos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A abertura das comemorações dos 101 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, nesta quinta-feira, 1º de agosto, foi “singela, digna e cívica”, como definiu o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, que hasteou o pavilhão nacional às 7h, representante do governador Confúcio Moura.
O evento promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Setur, constou de hasteamento da bandeira, apresentação dos hinos nacional e estadual, pela Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e discursos das autoridades do Governo do Estado e do procurador federal Ricardo Leite, representando o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do adido cultural Jeffrey Lodermeier, representante da Embaixada dos Estados Unidos. Os ex-ferroviários foram representados na solenidade pela senhora Maria Auxiliadora Lobo.
Um grupo de 15 norte-americanos participou da solenidade e percorreram o Complexo da EFMM, conhecendo o museu e admirando o Rio Madeira, que fica ao lado. Na parte solene, Júlio Olivar presenteou o adido estrangeiro, Jeffrey, com uma bandeira de Rondônia, recebendo outra dos EUA em sinal de cordialidade. A EFMM foi uma obra encampada pelo empresário americano Percival Fraqhuar e só foi nacionalizada em 1931.
Marco inicial da cidade de Porto Velho e do interior da Amazônia, “a Estrada de Ferro simboliza a união dos povos, foram mais de 50 países representados pelos 20 mil trabalhadores que construíram esta obra magnífica que todo cidadão deve valorizar”, ressaltou Olivar.
Para Ricardo Leite, a EFMM “é realmente uma das mais fantásticas histórias do Brasil, ela representa a coragem, a ousadia de construir uma ferrovia em meio a floresta, ainda mais com o histórico de duas tentativas anteriores fracassadas. Percival Farquhar falou que ela seria seu cartão de visita ante o desafio de construir no coração da selva floresta essa gigantesca obra”.
Além do superintende da Setur, estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Eluane Martins; o chefe de gabinete do Governo, Waldemar Albuquerque; e o diretor de Comunicação Social do Estado, Osmar Silva.
AGENDA
A programação em comemoração aos 101 anos prossegue pelos próximos quatro dias com exposição de fotos de Danna Merril, que registram a construção da EFMM, e exibição de vídeo-documentário da Setur. No domingo, 4, as atividades serão encerradas a partir das 16h com apresentação da orquestra da Escola de Artes Daniel Neri, banda da Polícia Militar, coral do Ministério Público Estadual, voos rasantes da Base Aérea de Porto Velho e lançamento do selo oficial dos Correios, em convênio com a Setur, em alusão aos 101 anos do marco histórico.
INVESTIMENTOS
O governador Confúcio Moura não esteve presente à solenidade porque cumpre agenda em Brasília. Mas gravou participação no vídeo-documentário exaltando a importância histórica da EFMM e apoiando a iniciativa do Iphan de elevá-la ao patamar de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O governador também anunciou o investimento de cerca de R$ 1,6 milhão para revitalização do Prédio do Relógio, antiga sede administrativa da EFFM e que compõe o seu conjunto arquitetônico. O prédio será transformado em “Casa do Turista”, tornando-se espaço aberto à visitação pública, com café e Museu da Imagem do Som.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!