Sindicado dos Soldados da Borracha e representante do Governo Confúcio debatem problemas dos seringueiros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A terceira semana do mês de julho de 2013, significou para o Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, um marco inicial na luta em defesa dos direitos dos seringueiros de Rondônia. Duas importantes reuniões aconteceram nos dias 21 e 25 de julho.
Na primeira data, reuniram-se em Machadinho do Oeste no centro Cultural da cidade, extrativistas, diretores de cooperativas, representantes do sindicato, SEDAM /Machadinho, assessores do Senador Acir Gurgacz e o representante do Governo Estadual Sr. Waldemar Cavalcante – chefe do gabinete do governador. O objetivo do encontro era a discussão sobre vários problemas que afetam a categoria na comarca. Problemas como acesso ao fornecimento de energia elétrica, conserto e manutenção de carreadores e estradas dentro e fora das reservas extrativistas foram discutidos entre todos os presentes.
A reunião foi agendada por própria sugestão do representante do governo, uma pauta de discussão foi entregue a autoridade com quase dez itens de reivindicações. Para muitos extrativistas essa reunião foi uma oportunidade para a categoria falar diretamente ao governo as dificuldades que os afligem, foram reivindicado linhas de créditos, aumento no valor dos subsídios do Governo Federal, o pagamento de subsídios por parte Governo do Estado que ainda não existe, assistência médica, contratação de fiscais à SEDAM da região para a vigilância das áreas protegidas, pois toda a região conta somente com dois fiscais para o trabalho, foi o que comentaram lideranças locais, os extrativistas cobraram também assistência do governo às comunidades que moram nas reservas extrativistas e que estão esquecidas, dentre outras.
Depois de aproximadamente três horas de reunião, foram tirados alguns encaminhamentos de vários pontos de pautas. A maioria das reivindicações não foram esgotadas ou encaminhadas, mais três principais pontos de pautas o governo sinalizou que irá tomar providências, que são o fornecimento de energia elétrica, estradas e o início do pagamento do subsídio estadual aos extrativistas por parte do Estado. Três reuniões foram acordadas entre os representantes da categoria e o setor do governo, uma que vai acontecer com o DER a partir da primeira semana de agosto , data que será definida pelo sindicato e o estado, outra com a SEDAM – Porto Velho, que está prevista para o mês também de agosto, e uma terceira reunião com a ELETROBRÁS – Porto Velho foi realizada dia 25 de julho, nesta atividade a participação da Diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia e cooperativas dos extrativistas, foi agendada pelo chefe de gabinete da casa Civil. Nesse encontro participaram lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a agricultores com maior número de pessoas, grande parte da Bancada Federal de deputados de Rondônia fizeram parte da mesa de discussão.
Os Deputados Federais, Carlos Magno/PP, Anselmo de Jesus /PT, Padre Ton/PT, Marinha Raupp/PMDB, Ronilton Capixaba/PTB e o Senador Federal Ivo Cassol. Também participaram o Presidente da Eletrobrás no Rio de Janeiro o Sr. Marcos Aurélio Madureira, o representante da ELETROBRÁS Porto Velho Efrain Cruz, assessores do senador Acir Gurgacz e o Prefeito da Cidade de Machadinho.
A importante reunião tinha uma pauta só, energia elétrica, que estava sendo reivindicada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Machadinho para duas mil famílias de agricultores que não possuem tal serviço, e do mesmo modo para aproximadamente 400 famílias de extrativistas da região de Machadinho do Oeste, que estava sendo reivindicada pelo Sindicato dos Soldados da Borracha. Toda a reunião foi feita sobre intensa discussão entre os agricultores, representantes de extrativistas, parlamentares e o representante da Eletrobrás Nacional.
Os agricultores e extrativistas cobravam o fornecimento de energia para ainda o ano 2013, disseram que não aceitavam mais as desculpas da ELETROBRÁS de Rondônia e seu presidente Sr. Afrain Cruz, que por diversas vezes foi rechaçado publicamente, pela quebra de diversos acordos que teria feito com os agricultores presentes. A maioria dos Deputados presentes teceram falas a favor das reivindicações dos presentes , expressivamente os Deputados Carlos Magno, Anselmo de Jesus e Nilton Capixaba foram os que mais demonstraram compromisso com o povo e o Estado de Rondônia. Por sua vez o presidente da ELETROBRÁS/RJ apresentou dados técnicos da atual realidade financeira em que a empresa se encontra, falou do pouco recurso, que atenderia algumas reivindicações com os poucos equipamentos que dispunha, e que a empresa só tinha orçamento para investimento só para o ano de 2014.
O vice-presidente do sindicato dos Soldados da Borracha, George Telles fez intervenção solicitando a presença do Ministro de Minas e Energia à região, cobrou do Presidente ELETROBRÁS/RJ, sensibilidade e compromisso para o povo rondoniense, pediu que a bancada se unisse para criar uma proposta de energia elétrica para o Estado, que atenda o déficit energético
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!