Rondônia registra 37 casos de leptospirose no 1º semestre

Rondônia registra 37 casos de leptospirose no primeiro semestre

Rondônia registra 37 casos de leptospirose no 1º semestre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No primeiro semestre de 2013, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) confirmou 37 casos de leptospirose, doença infecciosa transmitida pela urina do rato, em Rondônia. Do total, houve cinco mortes e um dos óbitos a contaminação aconteceu em Cruzeiro do Sul, no Acre. No ano passado foram nove notificações confirmadas, e uma pessoa morreu.
No período de 2007 a 2013, a Agevisa constatou que os municípios com o maior índice de casos foram Porto Velho (59) e Theobroma (33). Mesmo com o expressivo número, a coordenadora do programa estadual de leptospirose, Luzimar Amorim, afirmou que a população pode ficar tranquila. "Não estamos sujeitos a uma epidemia e os nossos profissionais de saúde estão capacitados para diagnosticar a doença’, ressaltou .
Doença
A ocorrência da doença está relacionada as péssimas condições de habitação e infraestrutura sanitária associado a altas infestações de roedores. "A doença não é apenas um problema de saúde. Envolve saneamento básico, moradia digna e coleta de lixo", frisou Luzimar.
No ser humano a contaminação ocorre através da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. "Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue, mas trabalhamos com a capacitação de médicos para o diagnóstico preciso da leptospirose", garantiu a coordenadora. O tratamento da leptospirose é baseado na antibioticoterapia associada a medidas terapêuticas de suporte.
De acordo com a Agevisa, o padrão epidemiológico da leptospirose no Estado demonstra que a doença ocorre durante todo o ano, entretanto, ‘com o período chuvoso mais prolongado, pode haver aumento no número de casos e surgimento de surtos’, destacou Luzimar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS