A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, recebeu nesta quarta-feira (17) convite do secretário de Estado de Assistência Social (Seas), Marcio Félix, para a solenidade de assinatura de contratos, que totalizam 8.189 novas unidades habitacionais. O evento será realizado em Porto Velho e em data que atenda ao Ministério e ao governo.
Acompanhado de sua equipe técnica, Márcio Félix, pôde debater com os membros do Ministério das Cidades as etapas finais do processo, para que haja celeridade na entrega das residências à população. “Este é uma grande salto social para Rondônia e a prioridade que o governo estadual dá ao Programa Morada Nova nos possibilitou uma contrapartida de mais de R$ 45 milhões, que trará dignidade a diversas famílias”, definiu.
A assinatura refere-se aos empreendimentos Morar Melhor, Cristal da Calama I e II, Porto Madeiro I a V, Porto Belo I a IV e Porto Fino, todos na capital do Estado que foram viabilizados em uma parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida do governo Federal.
A coordenadora de habitação da Seas, Sara Vieira dos Santos, contou a experiência de Rondônia, quanto a acessibilidade de cadeirantes, de forma que os projetos devem ser adaptados a portadores de necessidades especiais. “Não podemos esquecer que pessoas inscritas no programa podem ter limitações quanto à altura da janela, largura da porta. Então, antes de entregar as casas levamos cadeirantes, que possam testar se as residências apresentam condições para estes cidadãos”, destacou. Para o assessor técnico do Ministério das Cidades, Rui Pires e Elzira Marques Leão, gerente de Trabalho Social do Ministério das Cidades, esta é uma atitude que deveria ser seguida por outros Estados brasileiros.
Na audiência, também foi confirmado para o final do mês de agosto, o lançamento das inscrições do residencial Orgulho do Madeira, que contará com quatro mil unidades habitacionais em Porto Velho. O secretário Marcio Felix informou que governo do Estado, por meio da Seas, coordenará todo o processo de inscrição e seleção dos candidatos, com o apoio da Prefeitura de Porto Velho.
Também participaram da reunião o gerente de habitação da Seas, Antonio Sena Filho e o assessor técnico do Ministério das Cidades, Marcelo Martiniano.