Ao que tudo indica, os manifestantes irão exigir que seja instaurado o pedido de cassação dos mandatos dos vereadores envolvidos no esquema.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A série de protestos sociais contra a corrupção iniciada em Porto Velho desde a semana passada que já tinha agendando um ato de manifestação na Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (04) deverá ser intensificada após a deflagração da operação “Apocalipse”, realizada pela Polícia Civil do Estado de Rondônia, que culminou com a prisão dos vereadores portovelhenses Marcelo Reis (PV), Eduardo Rodrigues (PV) e Jair Montes (PTN), além de busca e apreensões nos gabinetes dos vereadores Cabo Anjos (PDT) e Pastor Delson Moreira (PRB).
Os vereadores são acusados de financiarem suas campanhas políticas com recursos oriundo do tráfico de drogas. Os líderes apontados pela investigação são dois conhecidos estelionatários identificados pelos nomes de Beto Baba e Fernando da Gata.
Após eleitos, os vereadores eram obrigados a pagarem com juros os financiadores com cargos fantasmas recebendo salários com valores em torno de R$ 8 mil por mês. De posse de altos contracheques os estelionatários adquiriam carros de luxo através do golpe “Finan” e os trocavam por cocaína na Bolívia.
Carros como SW4, Honda Civic, Land Hover, eram trocados por aproximadamente 10 kg de pasta base de cocaína. O lucro dos traficantes girava em torno de R$ 2 milhões de reais por negociação.
De acordo com informações, um grupamento do COE (Companhia de Operações Especiais) já teria sido designado a comparecer na Câmara de Vereadores para acompanhar o protesto e garantir que não haja nenhum excesso por parte dos manifestantes.
Ao que tudo indica, os manifestantes irão exigir que seja instaurado o pedido de cassação dos mandatos dos vereadores envolvidos no esquema. O comando da manifestação já teria pedido à comunidade que o protesto fosse realizado sem atos de violência para evitar confrontos com polícia como ocorrido na ultima no Centro de Porto Velho.
Em nota, a Câmara de Vereadores já afirmou que irá aguardar o desenrolar das investigações. Porém os manifestantes irão cobrar uma rápida atitude dos vereadores, que tiveram a casa de leis do município devassada na busca de prova da ligação dos vereadores de Porto Velho com traficantes, agiotagem e negociatas com o dinheiro público.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!