A secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, esteve em reunião com representantes de diversos segmentos culturais na última terça-feira (2), na Casa da Cultura Ivan Marrocos, com o propósito de ouvir as reivindicações dos setores e buscar soluções para cada uma delas, na medida do possível.
Na ocasião, mais de 30 representantes da classe artística da região apresentaram seus questionamentos.
Entre os principais pontos discutidos estavam a falta de editais públicos, de espaços fixos que se tornem referência em cada segmento onde os setores possam realizar encontros e capacitações nas suas determinadas áreas de atuação, atenção especial à preservação dos prédios públicos, apoio para participação em eventos onde representam o Estado, além de providências no que se refere ao museu, teatro, biblioteca e ao Sistema Estadual de Cultura.
A gerente de cultura, Nazaré Silva, lembrou que uma equipe da Secel está no interior do Estado acompanhando as Conferências Municipais de onde sairão os representantes para a Estadual, que deve acontecer em Cacoal, de 6 a 8 de setembro, e para a Nacional que será em Brasília, de 26 a 29 de novembro, ambas em 2013.
“Precisamos nos fazer presentes nestes encontros para acompanhar a discussão e votação do Plano Decenal de Cultura que será um marco para a cultura do nosso Estado, assim como o Sistema, o Fundo e o Conselho”, afirmou.
A titular da Secel respondeu alguns dos questionamentos, como a situação do teatro e do museu. “Esta semana estivemos em vistoria às obras do teatro, junto com o governador Confúcio Moura, o diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Lúcio Mosquini, e o engenheiro responsável pela obra, que nos informou que as obras devem ser entregues até dezembro deste ano. No caso do museu, tivemos a audiência pública na Assembleia Legislativa para ouvir a população e continuamos fazendo isso em nosso gabinete, para buscarmos a melhor forma de utilização e manutenção do espaço“, declarou.
Ao final, Eluane afirmou que o encontro foi muito proveitoso. “Ouvimos as reivindicações e buscaremos apresentar soluções efetivas para cada questionamento, na medida do possível. Este foi apenas o primeiro encontro, continuaremos à disposição e queremos contar com o apoio dos segmentos para juntos buscarmos um novo rumo para a cultura rondoniense”, finalizou.