Há cerca de um ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) disponibilizou em seu site, o serviço de “Denúncia Online”. Durante este período, a Central registrou 1.377 denúncias em todo o estado de Rondônia.
A denúncia é filtrada e direcionada ao fiscal da localidade para que realize a fiscalização. “O Crea tem poder de fiscalizar obras e serviços para verificar se estão sendo realizadas dentro das normas legais no que se refere às responsabilidades profissionais”, disse Nélio Alencar, presidente do Crea-RO.
Irregularidades como reforma e ampliação residencial foram as mais denunciadas na central. “Nós procuramos atender o mais rápido possível, porém, não há fiscais em todos os municípios do estado, mas diante das denúncias, nós elaboramos um programa de viagens aos locais (cidades e distritos), onde não se encontra um fiscal atuante”, explicou Cícero Stresser, gerente do Departamento de Fiscalização do Conselho.
Os bairros Conceição e Igarapé, na capital, tiveram à maior incidência de denúncias. No interior do estado, o município com maior registro foi Vilhena. “É importante que a população nos ajude. Através da denúncia a fiscalização pode se deslocar até mesmo aos pontos de difícil acesso”, concluiu o gerente.
“Qualquer cidadão que tenha comprometimento com a sociedade e que se preocupa com a qualidade e responsabilidade das atividades ligadas a engenharia pode denunciar,” disse Alencar.
E para isto, basta acessar o site do Crea www.crearo.org.br , clicar no link “Denúncia Online”, que o cidadão poderá descrever as características do empreendimento irregular, sem a necessidade de se identificar. “É importante ressaltar que o Crea garante o mais absoluto sigilo em relação as informações fornecidas e aos dados pessoais do usuário”, completou o presidente.
As atividades ligadas ao Sistema Confea/Crea, que podem ser denunciadas, seriam obra residencial ou comercial, laje pré-moldado, estruturas metálicas, rede elétrica, todas subestações (alta e baixa tensão), para raios, cercas elétricas, alarmes monitorados, circuito fechado de TV-CFTV, equipamentos mecânicos (instalação e manutenção), mecanização e assistência técnica em canteiros agrícolas e silvopastoril, entre outras atividades.