Comitê define estratégias de apoio aos catadores de materiais recicláveis

Comitê define estratégias de apoio aos catadores de materiais recicláveis

Comitê define estratégias de apoio aos catadores de materiais recicláveis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou na tarde desta segunda-feira (24), a primeira reunião ordinária do Comitê Intersecretarias para tratar sobre a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis que atuam na capital rondoniense. Participaram do encontro, representantes das Secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Socioeconomico e Turismo, Saúde, Serviços Básicos e Educação.

O secretário Edjales Benício de Brito (Sema), disse que a reunião serviu para organizar estratégias e definir a distribuição de tarefas entre os órgãos municipais envolvidos na ação, com objetivo de promover a inclusão socioprodutiva dos catadores. “Na verdade cada secretaria já desenvolve seus trabalhos voltados para os catadores. Só precisamos organizar as ações conjuntas”, explicou.

A ideia é organizar os catadores de tal maneira que eles possam firmar convênios com a prefeitura como empreendedores do meio ambiente. Segundo Edjales Benício, a política idealizada pelo prefeito Mauro Nazif é voltada para o fortalecimento do setor e não apenas assistencialista.

Sobre as responsabilidades de cada secretaria para com os catadores, a Sema atuará inicialmente na parte de educação ambiental; a Semusa trabalhará a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e atenção básica de saúde; a Semdestur vai promover capacitação em associativismo e cooperativismo; a Semed irá promover a alfabetização de jovens e adultos e a Semas terá como foco principal a erradicação do trabalho infantil, além da inserção das famílias aos programas sociais.

Conforme o secretário de desenvolvimento socioeconômico e turismo, Antônio Geraldo Affonso, serão realizadas oficinas de capacitação aos catadores nas áreas de cooperativismo e associativismo. “Queremos fortalecer essas entidades para que trabalhem de forma organizada e planejada. Desta forma, poderão gerar mais renda, melhorar a qualidade de vida e zelar ainda mais pela nossa cidade e pelo meio ambiente”, frisou.

Decreto

O Comitê Intersecretarias para dar apoio aos catadores de materiais recicláveis foi criado pelo prefeito Mauro Nazif através do Decreto N° 13.030, de 26 de abril de 2013. Conforme o decreto, o Comitê deverá elaborar o Plano Municipal de Coleta Seletiva, inclusão social, erradicação do lixão, trabalho aos catadores, articular as políticas setoriais, definir mecanismos de monitoramento e avaliação das ações, para que a categoria tenha condições dignas de vida, dentre outras atribuições.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS