O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado na terça-feira, dia 18 de junho, foi marcado com palestras no Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor, em Porto Velho. Pais e estudantes e interessados na temática puderam conhecer os benefícios da dieta sem glúten e sem caseína para as crianças no espectro do autismo, síndrome que de modo geral, é caracterizada pela alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento.
A palestra foi ministrada pela nutricionista Cintia Carla Maciel e a bióloga Cheila Lima, ambas são mães de crianças autistas. De acordo com as nutricionistas, o glúten e a caseína presentes em alguns alimentos, principalmente os industrializados, impulsionam o efeito de irritação e agressividade.
O Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor é um dos projetos executados pela Associação Wesleyana de Ação Social – AWAS que atualmente atende 10 crianças autistas com acompanhamento com profissionais fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros, todos com serviço voluntário. Além de atendimento psicológico e educativo aos pais.
Segundo a coordenadora do Centro, Marxlene Bezerra da Vieira, a associação funciona com doações de associados e voluntários. “Nossa intenção é ampliar o atendimento a mais crianças, porém, para isso precisamos de mais profissionais voluntários e mais associados”, destaca.
Para se associar ao Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor e ajudar no atendimento as crianças com autismo, bastar contribuir com o valor de R$30,00 mensais ou destinar uma manhã ou tarde durante a semana para o serviço voluntario.
A AWAS é uma associação distrital, composta pelas Igrejas Metodistas Wesleyana em Porto Velho (Central, Jorge Teixeira, Areal, distrito de Jacy-Paraná e congregações), Candeias do Jamary e Itapuã do Oeste e está localizada na rua Paulo Leal, entre Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro, no centro. Telefone: 3229-3299.