JI-PARANÁ - Síndrone de Alienação Parental será discutida em palestra

JI-PARANÁ - Síndrone de Alienação Parental será discutida em palestra

JI-PARANÁ - Síndrone de Alienação Parental será discutida em palestra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um assunto que ainda é pouco discutido no meio familiar, mas que causa grandes estragos sociais e principalmente emocionais será debatido nas escolas públicas municipais e estaduais de Ji-Paraná, através de um projeto que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A partir de amanhã, dia 20 de junho, a psicóloga do NASF, Hélem Machado Almeida, iniciará uma série de palestras, voltadas para os pais, com objetivo de sensibilizá-los quanto aos problemas causados pela Síndrome de Alienação Parental , mais conhecida com SAP. A primeira está marcada para as 19h30, na escola Osvaldo Piana, localizada na T-14, no bairro Jardim das Seringueiras.
Tradicionalmente, os filhos sempre sofrem durante a separação de seus pais, em determinados casos, a criança pode ser pressionada pela mãe a odiar o pai e vice e versa, e numa situação mais radical a relação e os contatos são cortados. Essa prática é referida como Síndrome de Alienação Parental (SAP).
Esse tipo de comportamento dos pais reflete diretamente na saúde orgânica de seus filhos, podendo, em determinados casos, levar até ao suicídio. Muitos casos são diagnosticados com sintomas severos de depressão e graves desvios de comportamento. Esta conduta é ilegal, é crime, de acordo com a Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.
“Se o adulto está agindo desta forma com seus filhos, ele está com problema e precisa de ajuda. Não é simplesmente papo de psicólogo que fala o que deve ou não ser feito na criação dos filhos, esse tipo de comportamento é crime. Freud já dizia ‘Seu filho não é seu, é do mundo’. Tem que preparar a criança para se viver em sociedade, para viver uma vida adulta”, explicou Hélem.
De acordo com a psicóloga do Nasf, a criança que passa por este tipo de convívio tem grandes chances de se tornar um delinquente. Dos jovens e adultos que são atendidos por ela, 80% apresentam vontade acabar com a própria vida ao estar dirigindo, jogando o veículo em cima de outro, não se importando com a vida alheia.
O NASF é um Programa do Governo Federal, aderido pelo município de Ji-Paraná, através da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS