O PROCON Rondônia será interligado ao Sistema Nacional de Informações do Consumidor (SINDEC), que tem parceria com o Ministério da Justiça, em Brasília, e o Governo de Rondônia, que já funciona em vários procons pelo País afora e agora e a vez do Estado de Rondônia, interligando o PROCON de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Rolim de Moura Moura e Vilhena. A assinatura oficial do convênio aconteceu em maio de 2012 e na semana de 10 as 14 de junho acontece à capacitação de todos os servidores do PROCON estadual, na superintendência do IPEM Rondônia.
“O sistema registra todos os assuntos tratados e informação repassada pelo Procon, alimentado pelas regionais e supervisionado pelo Ministério da Justiça”, diz o gerente regional de Porto Velho, Anderson Aguiar. As informações viram estatísticas e traçam um perfil socioeconômico dos consumidores, dão uma lista das empresas mais reclamadas e vêm em forma de gráfico, detalhando as reclamações por quantidade e assunto. De acordo com Anderson, o novo processo facilita o trabalho, emitindo informações em relatórios e agregando informações de Rondônia aos dados nacionais.
Segundo o Coordenador Rui Costa, o convênio com o SINDEC interliga informações e aperfeiçoa o atendimento prestado aos consumidores Rondonienses. Na parceria, o PROCON/RO conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social -SEAS que viabilizou as condições para a capacitação dos funcionários, que acontecera na semana de 10 a 14 de junho na capital de estado. O PROCON atende nos município de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Rolim de Moura e Vilhena.