A Câmara aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei (PL) 2.880/2013, de autoria do Vereador Alan Queiroz (PSDB), que “Institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes”. O projeto tem como objetivo conscientizar a todos de que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, família substitua, assegurada a convivência familiar e saudável e afetuosa; estimular a adoção legal e humanizada de crianças e adolescentes; Despertar em todos a necessidade de adoções tardia, inter-raciais, de grupos de irmão e de crianças com necessidades especiais.
De acordo com o vereador Alan Queiroz, a adoção transforma a vida de uma criança, o adotante deve compenetrar da grande responsabilidade que transforma a vida dele, da grande responsabilidade que está assumindo e que esta situação será para sempre. “Existe um número inimaginável de crianças desamparadas à espera de alguém que as queiram para adoção, só quem na sua maioria não são bebê recém-nascidos, completamente saudáveis, olhos claros, etc., são crianças. O processo de adoção em muito se assemelha a uma gravidez por conta do tempo de espera para que se possa efetivamente adotar uma criança ou um adolescente.” diz Queiroz.
Durante a Semana de incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes serão desenvolvidas atividades e campanhas de conscientização, sensibilização e informação do tema adoção com realização de debates, concursos de redação nas escolas. A semana será comemorada anualmente, no dia 25 de Maio, Dia da Nacional da Adoção.