Prefeitura se compromete melhorar condições do Mercado do 1
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Integrante da Associação dos Feirantes do Mercado do 1, Valdir Alves do Nascimento entregou documento contendo a relação dos pedidos ao prefeito e explicou cada um deles. Falou da necessidade de reparos na rede elétrica e substituição das lâmpadas queimadas, adequar o espaço para a praça de alimentação, reparos na rede de esgoto, reforma nos banheiros, dedetização, compra dos materiais de limpeza, coleta do lixo e regularização do cadastro de cada feirante, dentre outros pontos elencados.
Mauro Nazif declarou que reconhece a importância do mercado como fonte geradora de renda, ponto tradicional e turístico de Porto Velho, aonde as pessoas podem comprar produtos regionais e saborear uma grande variedade de comidas típicas. “Meu objetivo é trabalhar para melhorar esse local, assim como os demais mercados e feiras de nossa cidade, mas cada um deve fazer a sua parte”, disse. Acrescentou que a ação da prefeitura junto com o esforço de cada feirante resultará em respeito e dignidade para todos, além de atrair mais pessoas para fazer suas compras.
Ações
O prefeito cobrou de cada secretário a execução das ações e estabeleceu prazos. Antônio Geraldo Affonso e Eduardo Rauen, respectivamente titular e adjunto da Semdestur, órgão responsável pelos espaços públicos, informaram que já estão agilizando o cadastro dos feirantes junto à Procuradoria Geral do Município (PGM), e que o material de limpeza já foi licitado e será entregue a partir da segunda quinzena de junho. Quanto aos demais pedidos, a Semdestur os encaminhou para as respectivas secretarias.
Quanto à iluminação, o prefeito explicou que esta não é de competência da Emdur, mas vai encaminhar mensagem à Câmara Municipal para oficializar a responsabilidade ao órgão. Apesar disso, o presidente da Emdur, Gerardo Martins, disse que na próxima terça-feira (4/6), uma equipe técnica fará vistoria no local para em seguida executar os reparos necessários na rede elétrica.
Sobre a coleta do lixo, o secretário Ricardo Fávaro (Semusb), se comprometeu em fazer o recolhimento duas vezes ao dia (tarde e noite). Para evitar que o lixo fique espalhado pelo chão, os feirantes devem colocá-lo no local indicado as 14 e às 18 horas. Sobre a adequação do prédio para ampliar a praça de alimentação, reforma dos banheiros e reparos na rede de esgoto, Gilson Nazif (Semob), e Jorge Elarrat (Sempla), também se comprometeram em fazer os levantamentos necessários na próxima semana – terça ou quarta-feira.
Os feirantes ainda solicitaram a instalação de um ponto de ônibus na esquina das Ruas Almirante Barroso e Brasília, bem como a sinalização do estacionamento do Mercado do 1. De acordo com o secretário Carlos Gutemberg (Semtran), o ponto de ônibus ficará pronto em 15 dias. Ele também garantiu que na próxima terça-feira (4), técnicos da secretaria avaliarão o estacionamento para sinalizá-lo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!