4° Curta Amazônia destaca produções no dia 3 de junho no Teatro Banzeiros

4° Curta Amazônia destaca produções no dia 3 de junho no Teatro Banzeiros

4° Curta Amazônia destaca produções no dia 3 de junho no Teatro Banzeiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vamos juntos curtir mais essa edição do quarto Festival de Cinema Curta Amazônia com sessões gratuitas. Começa pela manhã do dia 3 de junho no Teatro Banzeiros em Porto Velho com exibições de filmes da Mostra Paralela de Animação e alguns filmes de ficção, documentário, experimental produzidos nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima, filmes que fazem parte da Mostra “Amazônia é Nossa” (manhã e tarde). 

A partir das 19 horas o público que for chegando ao Teatro Banzeiros poderá degustar do Refrigerante Tupi e uma boa música regional, captaneada pelo cantor e compositor Dudy Oliveira que já teve expressiva participação em diversos festivais e concursos de músicas em Porto Velho. Apreciar as obras e carrancas da artista plástica Lu Silva e quadros do artista plástico Eliardo Lima.

Depois da sessão de abertura oficial do Festival, haverá na Mostra Competitiva o clipe dos Racionais MCs que abre a sessão de clipes e filmes na noite de segunda feira no Teatro Banzeiros. O clipe traz uma forte mensagem do ativista Carlos Marighella, cuja mensagem precisa ser anunciada. Com essa intenção, um grupo revolucionário invade a Rádio Nacional em meados dos anos 70, época em que vigorava a ditadura militar no Brasil. Prestes a completar 25 anos de carreira, os Racionais MCs retornam sua posição de relevância artística e contestação política com a música “Mil Faces de um Homem Leal”. Direção Daniel Grinspum, roteiro Nalu Beco e um elenco expressivo como Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock, KL Jay, entre outros.

O destaque regional nessa quarta edição do Curta Amazônia, são as produções amazonenses que tem melhorado sensivelmente, conseguiram emplacar na competição o clipe“Lamento de Raça”, de Ivan Perin e Izis Negreiros, clipe que registra as brincadeiras que aos poucos estão sendo esquecidas pelas crianças das grandes cidades e é um alerta para a preservação do meio ambiente.

Outro destaque amazonense é a produção “Terra dos meninos pelados”, de Izis Negreiros, curta-experimental, 2012, que trás o ator amazonense Sérgio Uchoa no papel de “Benito Veri”, que trabalha num escritório de direito no grande centro. Depois de mais um dia rotineiro ao passar pela banca de jornal, o título da revista “AMAZÔNIA” chama atenção dele. A cada virada de página, “Benito Veri” desconecta-se do mundo virtual sendo arremetido a velhas recordações da infância vivida, adormecida e esquecida no interior do Amazonas.

Ainda no Amazonas, em destaque à produção de curtas de Animação, citamos o filme “Tá frito!, de Daniel Batista, Tiago Maia, Yasmin Rodrigues, com finalização em 2013 o curta conta a história em animação do Pacu e Jaraqui que são as espécies de peixes regionais da Amazônia, mais presente na vida do ribeirinho. Mas o que acontece quando essas criaturas de personalidades tão diferentes se encontram no fundo do rio?

Uma importante produção vinda do Piauí inédita e finalizada em 2013, é o curta-documentário “Cacuriá”, de César Crispim, apresenta os últimos lapsos de memória de Almerice da Silva Santos, compositora e cantora brasileira. Nasceu, viveu e morreu na cidade de São Luís do Maranhão, mais conhecida como Dona Tetê. Detém o título honorável de dama da cultura popular maranhense. Um mergulho na mente, voz e olhar de alguém que durante décadas atravessou corpos e conduziu a alegria de milhares de pessoas com sua energia. Um símbolo, um ícone.

No dia 3 de junho, destacamos ainda outras produções cinematográficas vinda do Rio Grande do Sul o curta-animação “A última noite dançante”, de Lisandro Santos; curta-animação da Bahia “Por Ela” de Rafael Jardim; ficção-média “O tesouro do Morro da Igreja” de Santa Catarina; e o doc-longa “A batalha do passinho” de Emílio Domingos do Rio de Janeiro.

A realização dessa quarta edição tem o patrocínio máster da Funcultural de Porto Velho, do Refrigerante Tupi, patrocínio cultural do Sesc Rondônia, Sedam e Secel do Governo de Rondônia, Sema de Porto Velho, apoio cultural da Semed, Teatro Banzeiros, Péreas Restaurante e das Deputadas Estaduais Ana da 8 e Epifânia Barbosa.

Vamos lá galera, vamos curtir os filmes brasileiros produzidos por cineastas e produtores independentes desse imenso País, o público presente poderá escolher o seu filme favorito durante o Festival na Mostra Competitiva que acontece nos dias 3, 4 e 5 no Teatro Banzeiros e 6 de junho no Instituto Carmela Dutra no período noturno. 4° Curta Amazônia produzido e feito com carinho prá você!

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS