SESSÃO PIPOCA - Faroeste Caboclo e Across the Universe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dicas de filmes para o fim de semana.
CINEMA - Faroeste Caboclo
A letra da música “Faroeste Caboclo”, composição e letra de Renato Russo, que integra o repertório clássico da banda Legião Urbana, já era um roteiro pronto para uma história de cinema. Dirigido por René Sampaio, o filme resulta enxuto, com momentos de tensão e um capricho na direção dos atores, todos bem, com destaque ao casal Fabrício Boliveira e Ísis Valverde - no caso, João de Santo Cristo e Maria Lúcia.
Feito como se fosse um western moderno – preste atenção na fotografia no estilo barroco (marca do mestre do western spaghetti, Sergio Leone), o filme mostra a história de João, que deixa a cidade Santo Cristo para buscar uma vida melhor em Brasília, onde procura apagar o seu passado trágico.
Com a ajuda de um primo, Pablo (Cesar Troncoso), que é traficante, João passa a ser chamado também de Santo Cristo e acaba se envolvendo com o tráfico de drogas enquanto mantém um emprego de carpinteiro.
Nessa desventura acaba conhecendo Maria Lúcia, uma moça inquieta, filha de um senador da república (o último filme do saudoso ator Marcos Paulo) com quem acaba se apaixonando. Os dois passam a viver uma relação intensa, que será quebrada por uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib).
Quem sabe a letra da música de cor estará familiarizado com a história mostrada nas telas. Os mais fanáticos tentarão acompanhar passo a passo a trajetória de João de Santo Cristo tal e qual Renato Russo a escreveu. Se vale a pena? Sim, vale muito a pena, foge um pouco das comédias modernas e de costumes que tem atraído bilheteria no cinema nacional. Assista.
TRAILER:
DVD - Across the Universe
Across the Universe é um musical americano baseado na obra dos Beatles. O filme narra a história de Jude, um jovem que cansado da vida em Liverpool resolve ir em busca de seu pai nos Estados Unidos. Lá ele conhece Max, um garoto rebelde que está partindo para Nova York em busca dos movimentos de contra-cultura. Jude também conhece Lucy, irmã de Max, por quem se apaixona. Cercados por músicos e ativistas contra a guerra do Vietnã, as histórias de Jude, Max e Lucy se entrelaçam com os acontecimentos americanos na década de 1060.
O filme é cheio de referências. Os nomes dos personagens e do filme foram retirados de canções dos Beatles. Os personagens Sadie e Jojo são referências a Janis Joplin e Jimi Hendrix. O filme conta ainda com participações especiais como a dos cantores Bono (fã declarado dos Beatles) e Joe Cocker, além de outras referências, como a estética psicodélica da época e representações de algumas paixões pessoais dos Garotos de Liverpool.
O filme foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e Grammy, mas não ganhou nenhum dos prêmios. A trilha sonora obviamente é incrível, com versões interpretadas pelos próprios atores, dando novas roupagens à classicos dos Beatles. E uma curiosidade: 90% das canções foi gravada ao vivo nos sets de filmagens, sem dublagem na pós produção.
TRAILER:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!