Terminou nesta terça-feira (28), em Porto Velho, oficina de capacitação em compras governamentais realizada pelo Sebrae. A proposta é preparar consultores que trabalharão, a partir de junho, maior participação das prefeituras e micro e pequenas empresas nas licitações públicas.
Iniciada na segunda-feira, na sede do Sebrae, a capacitação reuniu 25 consultores que desenvolverão, em Rondônia, metodologia em execução nos municípios de Pernambuco, a pedido daquele Sebrae.
A capacitação dos consultores em compras governamentais e licitações foi conduzida pelo advogado e técnico tributarista Wellington Dantas da Silva. “A proposta é sensibilizar o gestor público participante de licitações, mobilizando-o para implementação do sistema de compra no estado”, diz Wellington.
Segundo o tributarista, que gerou o conteúdo, a oficina é uma inovação desde a implementação da lei (123) de compras governamentais, em 2006, e “mostra a importância da implantação de um tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas nas licitações públicas, já que, nesse período, poucos municípios implantaram o capítulo de compras governamentais em sua totalidade”.
Para a gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RO, Liliane Cougo Dionisio, ao realizar a oficinal da Lei Geral da Microempresa, a instituição “abre mais uma porta para estimular o crescimento da cota de compras governamentais às micro e pequenas empresas locais”.