A triagem neonatal realizada por meio do “teste do pezinho” em Rondônia conta agora com mais um moderno equipamento para agilizar e garantir mais eficiência em alguns dos testes realizados por meio do exame feito nos recém-nascidos. O Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida), laboratório de referência no Estado que realiza o diagnóstico das doenças mapeadas no teste, adquiriu o equipamento para agilizar os resultados nos testes de fibrose cística (IRT) e hiperplasia adrenal congênita.
O novo equipamento permite realizar 1200 testes de uma só vez em um tempo médio de quatro horas. “A vantagem é que o exame é totalmente automatizado e já produz uma interface com o sistema e envia os resultados ao nosso programa. Quanto menos contato manual houver em exames, menor e a incidência de erros”, comenta Leonardo Pires, diretor do laboratório.
Investir em novas tecnologias e capacitação do pessoal técnico é uma das principais metas do laboratório para garantir eficiência nos exames, garante José Carlos Morão, diretor do Nativida. Ao todo, o laboratório realiza 12 exames no teste do pezinho, sendo credenciado pelo Ministério da Saúde na fase III do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
A Triagem Neonatal é importante porque permite a identificação precoce de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento de recém-nascidos e causando danos para o resto da vida. O diagnóstico precoce dessas doenças pode reverter os danos causados por diversos tipos de patologias. A fribose cística é uma doença que se caracteriza por haver uma obstrução crônica das vias aéreas, diminuindo a capacidade de ventilação. Descoberta cedo, é possível fazer tratamento e garantir mais qualidade de vida a criança até a fase adulta.
As outras doenças que também causam problemas para as crianças que podem ser identificadas com o teste do pezinho são a Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e Hipotireoidismo Congênito e outras Hemoglobinopatias, Toxoplasmose, Rubéola, Sífilis, Citomegalovírus, Chagas e Cromatografia de Aminoácidos. Além dos exames gratuitos o Nativida também disponibiliza equipe técnica para acompanhar todo o tratamento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS quando as doenças são identificadas.
Sobre o Nativida
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais. Hoje 12 doenças são triadas pelo laboratório. Por meio da sua equipe multidisciplinar especializada, o Nativida oferece gratuitamente à população, por meio do SUS, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial das doenças identificadas no teste do pezinho.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios de Rondônia. O Nativida também atende o vizinho Estado do Acre na Triagem Neonatal.