Empresa de Vilhena pratica a sustentabilidade com sistema simples e eficaz

Sebrae apoiou o empreendimento através das consultorias do Sebraetec

Empresa de Vilhena pratica a sustentabilidade com sistema simples e eficaz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser vista apenas como controle de riscos e se tornou um leque de oportunidades para os negócios. Além disso, as exigências, que visam o controle ambiental, fizeram com que empresas dos mais variados setores buscassem formas para atuarem dentro da legalidade ambiental através de políticas e sistemas que se enquadram em suas atividades.
Um bom exemplo de prática sustentável é o da Auto Mecânica Bandeirante. O proprietário, Luiz André Brasnieski, apostou em soluções simples para conseguir a licença ambiental, necessária em diversos setores. Para tanto, contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – através do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. O programa que oferece consultorias tecnológicas com a finalidade de facilitar o acesso dos empreendedores e empresas ao conhecimento disponível em tecnologia e inovação, por meio de subsídios aos custos dos serviços de consultoria tecnológica, com atendimentos que resultem em soluções para as necessidades de cada empresa.
O sistema é simples e tem custo mínimo para a Auto Mecânica. Três tambores e um tanque fazem parte da estrutura que é responsável por decantar a água, separando-a das impurezas resultantes de peças automotivas. Um equipamento simples que alcança resultados eficazes, destacando a empresa pela responsabilidade socioambiental que exerce. Segundo Brasnieski, os cuidados com o meio ambiente são fundamentais e no seu caso, em que os resíduos gerados são altamente poluentes, descartá-los corretamente nada mais é do que obrigação, a qual todos os empresários do ramo devem cumprir.
“Conheci um sistema parecido em outra empresa. A partir disso apliquei meus conhecimentos na área e aprimorei, tornando-o mais eficaz. Utilizamos apenas 50 litros de água por semana, para a reposição da que é descartada em tonéis, e um litro de cloro. Os três tonéis são responsáveis por separar a água do óleo e outros resíduos gerados. Quando retirados estes resíduos, os mesmos são acondicionados em outro tonel que é recolhido por uma empresa de Cuiabá, encarregada de dar o destino ambientalmente correto. Além disso, outros tipos de resíduos, como estopa, filtros diesel, lubrificantes e latas de graxa são recolhidos mensalmente por uma empresa responsável de Vilhena, que também destina-os corretamente,” explicou Brasnieski.  
Para o gerente geral do Sebrae Unidade Regional Vilhena, Rangel Miranda, a aplicação de práticas sustentáveis dentro das empresas é um fator que gera ganho e competitividade nos diversos setores. “Muitas empresas apostam na economia sustentável como forma de melhorar os resultados e o Sebrae busca divulgar e apoiar empresas que apostam em tais práticas, mobilizando-as acerca das questões ambientais e seus impactos dentro dos negócios, tornando-os socialmente corretos,” argumentou.Unidade Regional do Sebrae/Vilhena. Av. Rony de Castro Pereira, 4061, Setor 5, Vilhena/RO. Telefone: (69) 3322-3565.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS