Audiência pública do Ouro do rio Madeira será debatida na ALE

Audiência pública do Ouro do rio Madeira será debatida na ALE

Audiência pública do Ouro do rio Madeira será debatida na ALE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), recebeu ontem, representantes de cooperativas de garimpeiros do estado e discutiram a respeito do garimpo do ouro do rio Madeira no limite da cachoeira de Santo Antônio até a divisa com o Estado do Amazonas. A secretária da SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), Nanci Maria Rodrigues participou do debate referente ao Decreto Nº 5.198, assinado pelo ex-governador Oswaldo Piana no ano de 1991, que impede a atividade garimpeira na área citada.
Para Washington Charles Cordeiro Campos, presidente da MINACOOP (Cooperativa dos Garimpeiros, Mineração e Agroflorestal), este decreto é inconstitucional e obsoleto, pois na década de 90 a maioria dos garimpeiros do ouro do rio Madeira trabalhava de forma ilegal na região. Segundo Washington Charles, quem tem poder de paralisar a garimpagem no rio Madeira, é o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), porém, um técnico da SEDAM suspendeu as atividades recentemente, após a própria secretaria conceder licenças ambientais para os garimpeiros explorarem o minério do rio Madeira.
De acordo com Washington Charles, a classe garimpeira aos longos dos últimos 20 anos está esquecida pelos poderes, mas, o que deixou os trabalhadores mais estarrecidos, foi o governador Confúcio Moura (PMDB), atender apenas empresários do ramo de extração de areia, concedendo a liberação para determinadas empresas atuarem na área. Os garimpeiros ainda denunciaram ao deputado estadual, Hermínio Coelho, as ações dos grupos que atuam na construção das usinas do rio Madeira.
O presidente da Casa de Leis de Rondônia, Hermínio Coelho, após receber as informações da classe garimpeira, propôs uma audiência pública marcada para o dia (13) de junho, cujo objetivo é legalizar as atividades nesta região, pois na sua visão isto irá beneficiar os trabalhadores e principalmente a economia do estado de Rondônia. A secretária da SEDAM, Nanci Rodrigues, não apresentou objeções referente ao caso e sim soluções. Tanto é, que solicitou a elaboração de uma ata com o intuito de documentar as solicitações da classe garimpeira. Para Hermínio Coelho, a reunião foi de grande importância, pois trata-se de uma riqueza mineral, ao qual nenhuma político de Rondônia da esfera federal levou em consideração o potencial da produção mineral do estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS