A Unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) do município de Cujubim firmou parceria com lojas agropecuárias para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O acordo objetivou contribuir para que os produtores rurais conseguissem devolver as embalagens.
A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatória, mas, de acordo com a engenheira agrônoma LuzineiSatori, os produtores de Cujubim tem muita dificuldade em entregar as embalagens no posto de recolhimento de Ariquemes. “Por causa desta dificuldade, tivemos a ideia de fazer a coleta e pedimos apoio para as lojas agropecuárias”, conta Luzinei.
O produtor pôde entregar as embalagens nas lojas agropecuárias ou na própria Idaron. Nesta ação, 902 embalagens foram recolhidas, sendo encaminhadas para o posto de recolhimento de Ariquemes e enviadas para a Central de Recolhimento, em Cacoal, para serem prensadas e terem sua adequada destinação.
A Idaron sempre orienta o produtor desde o uso até a devolução de cada embalagem. “É importante a devolução pra evitar a contaminação do meio ambiente e a reutilização delas. Sempre advertimos que guardar alimentos ou bebidas em embalagens de agrotóxicos pode causar diversos males a saúde do produtor”, fala a engenheira agrônoma LuzineiSatori.
“A parceria é muito importante para o desenvolvimento das ações da Idaron, e os altos índices de devolução de embalagens no Estado comprovam essa realidade”, salienta a coordenadora do programa de Agrotóxicos,Eutália da Cunha Alves.