O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, realizou na última semana, uma palestra direcionada aos estudantes do curso Técnico em Edificações I do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI - de Ariquemes. Nélio Alencar falou sobre as principais ações implantadas no Conselho, esclareceu todas as dúvidas dos participantes, apresentou o site da Instituição e abordou ainda diversos temas, tais como, o papel social do Crea, atribuições profissionais, código de ética, entre outros assuntos. “É preciso levar informações referentes as profissões do sistema Confea-Crea aos futuros profissionais e aproximar as instituições de ensino do Conselho”, disse o presidente.
Graciema Cauper, assessora da presidência, também levou ao conhecimento dos estudantes, a lei 5.524, de 05 de novembro 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio. Os estudantes demonstraram muito entusiasmo com a presença da equipe do Crea-RO e ficaram satisfeitos com os esclarecimentos prestados.
Para a pedagoga Sônia Bernardo, supervisora escolar do SENAI, a presença do Crea Rondônia é muito importante para buscar uma maior aproximação do Conselho com os estudantes e parabenizou a iniciativa do atual presidente, Nélio Alencar.
O presidente do Crea-RO ressaltou ainda que essa é uma das metas que o Conselho implantou desde o início de sua gestão. “É muito bom ter essa relação com os acadêmicos e fortalecer ainda mais os laços com esses futuros profissionais”, afirmou, salientando também que haverá várias palestras no decorrer deste ano em outras Instituições de Ensino.
O professor do curso, engenheiro civil Marcelo Cebal, que atua há 7 anos no SENAI, afirmou que essa é a primeira vez que o Conselho promove uma palestra na instituição. “A presença do presidente do órgão, sem dúvidas, gera maior credibilidade e torna ainda mais esclarecedora as informações aos nossos alunos”, ressaltou.
SENAI
Criado em 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento para a indústria. Graças à flexibilidade de sua estrutura, que além de unidades operacionais fixas conta com um sistema de atendimento móvel e inúmeros programas desenvolvidos a distância, a instituição construiu ao longo do tempo o maior complexo de educação profissional da América Latina.
É o primeiro provedor de soluções em educação profissional e tecnologia aplicada ao desenvolvimento da indústria, bem como prestador de serviços capazes de torná-la mais moderna e competitiva. Há 66 anos, cumpre a tarefa de suprir o mercado com mão-de-obra qualificada, acompanhando suas necessidades de permanente atualização. Mais do que isso, afinado com as exigências da indústria, o SENAI desenvolveu um modelo próprio de prospecção, que lhe permite antecipar futuras demandas.