Os trabalhadores do Senai, Sesi e IEL/RO conquistaram um aumento salarial de 8,5%. A negociação que durou quase duas semanas foi entre o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Rondônia (SENALBA) e a Federação da Indústria do Estado de Rondônia (Fiero). Além disso, houve um aumento de cerca de 40% no vale alimentação, que passou de R$ 300 para R$ 420, com o direito de um 13º vale alimentício.
Os trabalhadores vão receber a partir deste mês, o retroativo do mês de abril, que a data base da categoria. “Nossos filiados podem ficar despreocupados, que o reajuste já começa a valer em maio e como a nossa data base é 1º de abril, eles vão receber todos os benefícios retroativo. Não vão ser prejudicados em nada”, explica o presidente do Senalba, Marco Antônio de Farias.
Marco Antônio conta que a negociação não foi fácil, foram cerca de cinco reuniões com três propostas e contrapropostas apresentadas, até chegarem no que consideraram melhor para a categoria. “A proposta foi aprovada em assembleia realizada no dia 27/04, com a aprovação total da negociação”, declara.
O presidente destaca ainda que o sindicato vem trabalhando para oferecer mais conquistas aos trabalhadores. Ele conta que durante a negociação, a diretoria conseguiu manter o que já tinham negociado nos anos anteriores e ainda conseguiram mais benefícios, como o aumento no auxílio creche e o extra classe para o professores horistas. "Geralmente eles pedem que nós abramos mão de algum benefício conquistado nos anos anteriores para ganharmos novos, mas dessa vez não foi assim, conseguimos só acrescentar. Isso é uma grande vitória”, ressalta.