O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), engenheiro civil Nélio Alencar, realiza uma série de visitas às inspetorias do Conselho, localizadas no interior do estado. O município de Cacoal foi o primeiro a receber a equipe do Crea Rondônia, na última quarta-feira (24/04), que conta ainda com a presença do superintendente técnico, Siguimar da Cruz e do gerente do departamento de fiscalização, Neemias Machado.
Um dos objetivos traçados pelo grupo ao realizar essa viagem de inspeção foi levantar as principais necessidades de cada inspetoria no que se refere a infra-estrutura, tecnologia, fiscalização, entre outros, para propor melhorias nos serviços prestados a toda sociedade e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais ligados ao Sistema Confea-Crea.
“O Crea-RO buscará integrar e estreitar as relações com as inspetorias, permitindo espaço para esclarecimentos de eventuais dúvidas dos profissionais. É preciso acompanhar mais de perto as necessidades diárias do trabalho dos inspetores e fiscais para auxiliá-los no que for preciso. O Conselho tem que estar mais presente e ativo em todas as regiões do estado”, disse Nélio Alencar. O fortalecimento das inspetorias regionais é uma das metas estabelecidas pela atual gestão. Cerca de trinta profissionais participaram da reunião, que tirou ainda dúvidas em relação ao código de ética, atividades e legislações que envolvem o Regional.
O balanço das principais ações implantadas no Conselho, tais como, a criação do setor Cobrança e Conciliação, que resultou na redução do índice de inadimplência, na padronização dos procedimentos da cobrança administrativa, no aumento da arrecadação e otimização dos recursos. Nélio Alencar ressaltou ainda, que o Crea-RO é o primeiro Regional do sistema a defender a reflexão sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e seu real papel como instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais.
Vilhena
A segunda localidade visitada foi o município de Vilhena. A reunião contou com cerca de 25 profissionais, que agradeceram a presença da equipe do Crea Rondônia. Na ocasião, Nélio Alencar ressaltou sobre o compromisso de intensificar a fiscalização nas obras e no exercício profissional e firmar parcerias e convênios com o Município e o Estado que viabilize o desenvolvimento do Conselho.
Blitzes
Nesses municípios ocorre também a blitz dos fiscais, que tem como objetivo verificar a participação dos profissionais nas atividades técnicas de engenharia e agronomia, bem como averiguar a existência do registro da atividade através da Anotação de Resposabilidade Técnica. Ao todo, são 11 fiscais envolvidos nesta operação, iniciada na última segunda-feira (22/04) e que prossegue até sexta-feira, 26/04.