A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia através do Departamento de Comunicação Social - Decom, num ato inédito, planeja através da equipe de estagiários do curso de publicidade e propaganda sob a coordenação do publicitário Pedro Lourenço Sobrinho Neto, um projeto de comunicação com enfoque educativo para ser levado às escolas públicas, inicialmente de Porto Velho, e na sequencia para todo os estado de Rondônia, mostrando o real papel do Poder Legislativo e a atuação dos deputados estaduais.
O projeto tem como base a promoção à cidadania, em todas as suas peculiaridades e implicações regionais, quer garantir a mais plena e democrática informação sobre a atuação da Assembleia Legislativa, primando pela lisura e transparência de seus atos, estabelecendo de fato o direito a informação como compromisso com a cidadania.
A proposta quer uma aproximação com o público jovem, em preparação para o mercado de trabalho “A formação do cidadão deve começar desde cedo, pois o serviço público necessita de transparência e a aproximação com os jovens desenvolverá no público estudantil o senso crítico e o interesse pelas questões políticas”, afirmou o publicitário Pedro Lourenço.
Serão disponibilizados aos estudantes todas as informações sobre leis, legislação, comissões temáticas, sessões e os projetos debatidos e estabelecidos na Assembleia Legislativa. A ideia é que todas as crianças em idade escolar tenham acesso às informações que serão levadas as escolas públicas do município e do estado através de palestras e encontros, que devem contar sempre com a presença de um parlamentar ou um técnico da ALE, para os debates, se necessário.
Trabalham na elaboração desta campanha os estagiários do curso de comunicação e publicidade Fabiane de Oliveira Silva e Ítalo Pereira, ambos cursando o 5º período. Os acadêmicos fizeram minuciosa pesquisa sobre o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo e a forma mais simples e direta de fazer chegar ao público estudantil informações de relevância para vida de cada jovem cidadão.
De acordo com o diretor do Departamento de Comunicação Social da ALE, jornalista Paulo Ayres, o Projeto Assembleia na Escola, na segunda fase, vai contar com a consultoria da Escola do Legislativo, para só depois de aprovada, concretamente ser levada aos estabelecimentos de ensino.