Sindsef busca adicional de penosidade aos servidores federais de sua base

Sindsef busca adicional de penosidade aos servidores federais de sua base

Sindsef busca adicional de penosidade aos servidores federais de sua base

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A União vem se negando a disciplinar os critérios de concessão do Adicional de Penosidade/Localidade em prol dos servidores públicos civis que laboram em regiões de fronteira e localidades nas quais as condições de vida o justifiquem. O que torna ineficaz a previsão legal contida no artigo 71 da L. 8.112/90, que dispõe  “O adicional de atividade penosa será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento”.

Ocorre que passados mais de 20 anos da edição da lei 8.112/90, a UNIÃO até o presente momento não regulamentou o pagamento do referido adicional. Notadamente essa omissão ou negligência da UNIÃO prejudicam os direitos dos servidores, assim entendemos que a inércia do Estado não pode ser argumento para não conceder o direito assegurado constitucionalmente e legalmente. Dessa forma, pretendemos com a ação o pagamento do adicional de penosidade, buscando a isonomia a partir da edição de portaria do Ministério Público da União que, no final de 2010, autorizou o pagamento do adicional a servidores lotados até 150km da fronteira, além de todos os municípios de Rondônia, Acre e Amazonas  (Amazônia Legal).

Os advogados do Sindsef moverão ações coletivas, as quais contemplarão todos os filiados da entidade, no entanto, para encaminhamento individual das ações, solicita-se que cada servidor preencha procuração, contrato de honorários e providencie documentos necessários para a ação (documentos pessoais – RG e CPF, comprovante de residência e fichas financeiras dos últimos cinco anos), devendo procurar as coordenações sindicais do Sindsef ou a sede da entidade em Porto Velho.

 

A DIRETORIA EXECUTIVA

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS